Apps Android podem correr em Windows, Mac e Linux com o Chrome

André Brito
André Brito
Tempo de leitura: 3 min.

A Google é uma das empresas com maior sucesso no ramo da tecnologia e neste momento domina o mercado dos smartphones com seu sistema operativo Android. Podemos dizer que a Google está em todo o lado e todos os dias usamos os seus serviços, seja com excelente Gmail ou com imagens do Maps e até ao fazermos o download de uma aplicação para o nosso smartphone. A Google tem a excelente capacidade de trazer e fazer funcionar todos os seus serviços em todas as plataformas algo que lhe é único, ao contrário de outras empresas exemplo muito fácil: Apple.

Atualmente a Google está "metida" em vários projetos de diversificadas naturezas, incluindo no mundo dos laptops com o seu também proprietário sistema operativo ChromeOS. A palavra Chrome que já conhecemos do nosso browser e é chamado ChromeOS pois este sistema está realmente focado na web. O ChromeOS pode ser tratado como a transição entre o smartphone Android e o PC visto que algumas aplicações Android funcionam lindamente num laptop com ChromeOS, mas infelizmente, este está muito longe de substituir um pc com Windows.

Mas mesmo assim, a Google pretende trazer as funcionalidades dos seus serviços a todos os computadores sejam eles Mac ou Windows e até Linux com o seu browser Chrome, começando por possibilitar que aplicações específicas Android corram em todos estes sistemas operativos.

Este projeto tem estado em desenvolvimento já há algum mas durante esta semana vai passar finalmente a fase beta para uma fase experimental que ainda é dedicada a desenvolvedores, mas qualquer um de nós pode fazer o download do APK de uma certa aplicação e iniciá-la no Windows, Linux, Mac ou Chromebook, basta fazer o download do ARC Welder, uma aplicação desenvolvida pela Google própria para este projeto baseada no Android 4.4, e como disse fazer o download do APK de uma aplicação a partir da Google Play Store. Mas, como em todos os projetos existem certas limitações: apenas uma aplicação pode ser carregada ao mesmo tempo, temos de selecionar se a aplicação deve estar formato paisagem ou retrato e se queremos a aplicação para smartphone ou tablet.

A maioria das aplicações funciona muito bem exceto aquelas que utilizam os Google Play Services, como o Gmail, o que é de esperar, mas o problema será resolvido com optimização por parte dos desenvolvedores pois é apenas isso que falta para que corra tudo normalmente. Como ARC é baseado no Android 4.4, certas aplicações são imediatamente compatíveis, mas inputs do rato e teclado nem sempre são reconhecidas pois a maioria das aplicações para Android são desenvolvidas para funcionar com toque e alguns jogos utilizam o acelerómetro dos smartphones, sensores que não existem nos computadores, mas com uma mãozinha mágica dos desenvolvedores jogos e aplicações iram correr como se tivessem sido desenvolvidos inicialmente para pcs.

E é com estes projetos que a Google está a trazer os seus serviços a todos, a aproximar o Android do mercado dos computadores, tornando-o num sistema universal entre plataformas e a competir com a Microsoft e Apple criando verdadeiros cavalos de Tróia que assaltam os seus sistemas de surpresa.

Talvez querias ver:

  • O HTC One M9+ aparece mais uma vez em fotos, será anunciado a 8 de Abril
  • Com o Chromebit em breve poderás fazer da tua TV um chromebook
  • Acer anunciou um All-in-one com ChromeOS
  • Project ARA - recapitulação e novidades

Diz o que tens em mente nos comentários abaixo. E que tal ajudares um projeto Português? Sabe mais

Queres ser nosso amigo? Segue-nos nos meios de comunicação.