Apple iPhone X iFixit Xiaomi Android iOS
O topo de gama da Apple foi um dos smartphones mais procurados durante os primeiros meses do ano. @iFixit

O smartphone mais procurado de março? O iPhone X a liderar os esforços da Apple e do “mundo” iOS. Já por outro lado temos a marca revelação, a Xiaomi em 3º lugar e a ser a fabricante mais procurada no “mundo” Android com o seu modelo mais económico.

O relato é da agência Counterpoint Research, empresa de análise de mercado que regista e avalia as flutuações de mercado. É também uma boa forma de nos guiarmos relativamente à indústria dos smartphones, dispositivos móveis e mundo industrial em si.

Vê ainda: Apple começa a pagar os 13 mil milhões de euros em dívida à Irlanda

Esta agência já revelou diversas informações alusivas às vendas e ao estado do mercado mobile durante o mês de março. A temática foi aqui noticiada na 4gnews, dando conta do Xiaomi Redmi 5A como o smartphone Android mais vendido no 3º mês de 2018.

Ainda assim, para além da frieza dos número, a realidade que aqui é retratada deixou-me deveras intrigado. Ora, este Xiaomi Redmi 5A é provavelmente o melhor smartphone por menos de 100 euros, sendo um dispositivo voltado para as massas.

Apple lidera em março com o iPhone X e iPhone 8 – iOS

Já o primeiro lugar durante o mês de março foi ocupado pelo iPhone X da Apple, liderando o “mundo” iOS. Apresentado em setembro de 2017, o preço da sua versão base é de 1179€. Ainda assim, a Apple mantém-se no topo com 3.5% de quota de mercado para este terminal durante o mês de março. Já por outro lado, reforçando a dominância do iOS, o iPhone 8 Plus vem logo em segundo lugar. Este terminal iOS, construído em vidro e metal, obteve 2.3% da quota de mercado.

Apple iPhone iOS Xiaomi Redmi 5A Android Oreo Europa
Os dados foram avançados pela agência de estudo e análise de mercado, a CounterPoint Research.

Todavia, o iPhone X, apesar de ser o líder, não está isolado nesta tabela. Veja-se que nos 10 smartphones mais procurados durante o mês de março, 5 são dispositivos iOS. Tamanha procura perfaz um total de 10% de quota de mercado para a “esfera” iOS.

Aqui temos que salientar o caso do iPhone 6. Apresentado em setembro de 2014, o iPhone 6 conta já com quase 4 anos de idade. Já por outro lado, o seu design, praticamente inalterado até ao lançamento do iPhone X, faz deste “6”, o 10º smartphone mais procurado em março de 2018.

Xiaomi “lidera” o mundo Android com o Xiaomi Redmi 5A

Do lado do “mundo” Android, o mais económico Xiaomi Redmi 5A teve 1.8% de quota de mercado em março. Em segundo lugar temos o OPPO A83, um terminal Android que ronda os 200€. Estes são os dois terminais Android mais populares e pertencentes a um estrato económico mais modesto.

iPhone X Android iOS Samsung Galaxy S9 Apple iPhone X Cnet Android iOS
Dois dos dispositivos mais procurados durante o mês de março. ©cnet

Ainda assim, cumpre dar uma ressalva aos novos topos de gama da Samsung. Desde o seu Galaxy S9 e Galaxy S9 Plus, cada um deles obteve 1.6% de quota de mercado durante o mês de março de 2018 segundo a Counterpoint. Relembro que os terminais chegaram ao mercado no dia 16 desse mês. Tal como esperado, a sua procura e adesão foi considerável durante este período.

No geral, estes 5 dispositivos Android conseguiram granjear 8.2% de quota de mercado durante o mês de março. Aqui, temos uma perfeita dualidade de realidades com dispositivos premium (os Galaxy S9) e dispositivos extremamente económicos (Xiaomi e OPPO).

Em suma, por quota de mercado entenda-se a representação de cada produto, em percentagem, em determinado momento. Aqui, importa também frisar que estes são os dados de uma empresa, devendo ser cruzados com os de outras entidades similares para termos uma noção clara e abrangente da realidade.

Ainda assim, com 10% de quota do mercado de dispositivos móveis em março, o iOS “vence” o Android – com 8.2% de quota de mercado.

Assuntos relevantes na 4gnews:

OnePlus 6 – como ativar os gestos de navegação no topo de gama Android

OnePlus 6 já foi desmontado passo-a-passo pela iFixit

OnePlus 6 é mais rápido do que toda a concorrência Android e iOS [vídeo]

Fonte |

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).