Apple. WWDC 2018 trouxe-nos o novo macOS Mojave com o ''Dark Mode''

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

Arrancou hoje, 4 de junho, a WWDC 2018 em San Jose na California. A conferência anual dedicada aos programadores e software da Apple trouxe-nos o novo macOS Mojave, versão que não tem data de definida. Segundo Craig Federini, executivo de topo, chegará no Outono ao teu Mac.

Já desde 2013 que a Apple lança mão da sua Worlwide Developers Conference para apresentar a mais recente versão do seus sistema operativo para computadores. Agora, para 2018 teremos o novo macOS Mojave, uma homenagem ao deserto da Califórnia.

Vê ainda: 18 foi o palco de algumas novidades para o tvOS 12

Este que é um dos desertos mais secos da América do Norte trouxe-nos o "Dark Mode" ou Modo Escuro e várias pequenas melhorias. Teremos também a chegada de algumas aplicações iOS para o sistema macOS.

Esta migração ocorrerá de forma gradual, começando para os programadores / desenvolvedores a partir de 2019. Todavia, este ano poderemos já usufruir do "Modo Escuro" que transformará todos os elementos visuais do sistema. Passarão a ter uma tez negra ou em tons de cinza.

Chegou o novo macOS Mojave para computadores Mac

Algo que aqui demos a conhecer mesmo antes da apresentação oficial do macOS Mojave, transformando todo o aspecto do sistema. Será ótimo para fotógrafos, designers, criadores de vídeo e conteúdos multimédia. Ao escurecer todos os elementos do ambiente gráfico o utilizador concentrar-se-á apenas no mais importante, o conteúdo que tem diante de si. Este modo foi apresentado por Federini, sendo inspirado no cenário noturno do deserto Mojave.

Modo escuro / Dark Mode é uma das novidades do macOS Mojave

Todavia, esta está longe de ser a única nova função a chegar ao macOS da Apple. Com efeito, temos também o Dynamic Desktop ou ambiente de trabalho dinâmico. Na prática, teremos mudanças subtis no tom e temperatura de cor ao longo do dia.

Dynamic Desktop e Desktop Stacks - macOS Mojave

Por outras palavras, o ambiente de trabalho e esquemas de cor acompanharão o dia, com mudanças de manhã, à tarde e à noite. Tudo isto para dar ao utilizador dos computadores da Apple uma experiência mais natural e gratificante.

Temos também uma ferramenta útil para os utilizadores mais...desorganizados. Chama-se Desktop Stacks e pode "empilhar" automaticamente conteúdo similar. Fá-lo-á por data, categoria ou tipo de conteúdos.

Terás também novidades para o "Finder", a lupa para encontrares o que precisas no teu computador. Com efeito terás aqui uma Vista de Galeria que te apresentará os conteúdos, os resultados da pesquisa num novo formato.

Aqui, através da Lupa "Finder", poderás ver o conteúdo, apresentado num formato similar ao das Fotos. Terás também aqui a metadata" das câmaras que poderão aparecer numa barra secundária.

Na conferência inicial desta WWDC 2018 vimos ainda novas funcionalidades para a ferramenta de captura de ecrã do macOS Mojave. Com efeito, poderás criar automaticamente apresentações, pequenos vídeos com as capturas de ecrã feitas.

Nesta abertura da WWDC 2018 tivemos também melhorias para o modo "Continuity", aqui sobretudo para a câmara. Agora, poderás adicionar automaticamente fotos aos teus documentos, capturando-as com a câmara do iPhone.

Maior continuidade entre macOS e iOS

As novidades do macOS Mojave trazem também melhorias para o serviço Apple News. Apesar de não estar disponível em Portugal, terás agora mais conteúdo neste hub, neste centro de agregação de notícias.

Mais ainda, terás agora a apresentação das novidades do mundo financeiro como as cotações em bolsa das empresas em que tenhas interesse. Tudo isto agora incluído não só na "News" para macOS como também para iOS. Mais ainda, para o Mac terás também novidades para o HomeKit, novidades provenientes da versão iOS.

WWDC 2018 anunciou um sério reforço de segurança para o macOS Mojave

A Apple aproveitou também a apresentação inaugural da WWDC 2018 para apresentar várias novidades e melhorias de segurança para o macOS. Aqui, terás uma proteção nativa contra o acesso à câmara e ao microfone.

Terás também uma proteção nativa que bloqueia o acesso às mensagens, email, base de dados e outro conteúdo privado do utilizador. Aqui, o navegador Safari também está a ser programado para bloquear e impedir o rastreamento do utilizador através das cookies.

Na prática, o navegador Safari vai impedir que os websites te possam rastrear e seguir com base naquilo que fazes. O método "fingerprint" foi virtualmente anulado com esta atualização para macOS Mojave.

Note-se ainda que todas estas melhorias de segurança chegarão também ao iOS 12, portanto também os utilizadores de iPhone e iPad estarão protegidos. Na prática, a tua privacidade volta a ser reforçada.

App Store (loja de aplicações) com novidades na WWDC 2018

Também a loja oficial de aplicações e conteúdo digital do macOS, a App Store tem agora um novo design. Está agora mais similar ao iOS com um look, um aspecto muito mais elegante e com novas categorias para guiar os utilizadores.

A partir de agora, nas categorias terás conteúdo escolhido pelos editores (Discover). Terás também a nova categoria "Criar", "Trabalhar", "Jogar" e "Desenvolver". Terás também pré-visualizações em vídeo das aplicações.

O macOS não será fundido com o iOS

Todavia, num projecto que já está a ser desenvolvido há vários anos, a partir de 2019 (para programadores). A partir do próximo ano terás algumas apps do iOS a chegar (a poder ser utilizadas) no macOS Mojave.

As primeiras aplicações a migrarem do iOS para macOS Mojave serão o Apple News, Finanças, Memorandos de Voz e "Home".

Assuntos relevantes na 4gnews:

iOS 12 revelado oficialmente. Eis as novidades

le Watch um verdadeiro “walkie-talkie”

Xiaomi Mi 8 vs OnePlus 6 – duas escolhas certas no mercado Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.