Apple Watch Series 7 pode ganhar uma nova faixa extensível no futuro

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Um pedido de patente da Apple pode ter revelado os novos planos da empresa para o Watch Series 7.

De acordo com o registo de pedido, a Apple pode adicionar uma nova faixa extensível ao smartwatch para obter uma leitura mais precisa da tensão arterial.

Pedido de patente de Apple para monitor de tensão arterial impede outras empresas de desenvolver o produto

As funcionalidades de saúde parecem ser uma aposta da Apple para o futuro e, nesse sentido, a empresa fez um pedido de patente que pode revelar os seus planos neste campo para o Apple Watch Series 7.

O pedido de patente com data de outubro de 2021 revela uma faixa extensível para a obtenção de uma leitura mais precisa da tensão arterial do utilizador. O documento com o pedido não revela se a Apple está atualmente a trabalhar neste projeto, mas impede que outros fabricantes desenvolvam o mesmo produto.

O documento com o pedido mostra uma explicação mais pormenorizada da ideia da Apple. Aparentemente, o conceito pretende que o utilizador consiga monitorizar um ou mais parâmtros fisiológicos com a anexação de um dispositivo de monitorização, por exemplo de tensão arterial, a um dos seus membros.

O referido monitor de tensão arterial seria composto por uma faixa com uma câmara insuflável que seria colocada num membro do utilizador. Ao expandir a câmara, a faixa comprime os vasos sanguíneos do membro do utilizador, restringindo o fluxo sanguíneo. As várias pressões exercidas na câmara insuflável podem ser medidas para avaliar um ou mais parâmetros fisiológicos, como por exemplo a tensão arterial.

A ver pela explicação, a nova faixa extensível funcionaria de forma semelhante aos já existentes aparelhos de medição de tensão arterial que colocam exatamente uma faixa ajustável no braço do utilizador para fazer a medição.

Nova bracelete para o Apple Watch Series 7 pode monitorizar a tensão arterial

Por outro lado, o mesmo pedido de patente também avança a hipótese de uma bracelete que quando colocada no pulso, seja capaz de fazer a leitura da tensão arterial.

E a razão para tal hipótese é avançada pela Apple no mesmo pedido. Diz a empresa que "pode ser desejável usar o dispositivo de monitorização por um maior período de tempo para que as medições fisiológicas possam ser realizadas de forma contínua ou num determinado espaço de tempo".

Tal como já referimos, o pedido de patente não esclarece se a Apple está já a trabalhar neste projeto, mas tendo em conta todos os recentes rumores sobre a vontade da Apple investir em funcionalidades de saúde, quer física quer mental, para os seus equipamentos, o Watch Series 7 pode vir a ter novidades, em breve.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei Watch GT 3 chegou para destronar o Apple Watch
  • Edições limitadas e repletas de estilo nos novos Samsung Galaxy Watch4 e Buds2 Maison Kitsuné
  • Samsung Galaxy Watch4: atualização traz consigo controlo por gestos e personalização
Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt