
Desta vez, a Apple esmerou-se com a nova geração do seu smartwatch mais acessível. O Watch SE 3 regista uma atualização significativa face ao modelo anterior.
1. Preço
Foi uma longa espera de três anos, mas agora o Apple Watch SE 3 foi finalmente lançado. E os seus atributos até podem desculpar esta espera tão longa. Desde logo a começar pelo preço.
O Apple Watch SE 3, em Portugal, assumiu um custo a começar nos 279 €. A variante mais acessível tem um tamanho de 40 mm, uma bracelete em borracha ou têxteis e GPS incluído. Se juntarmos aqui as comunicações 5G o preço passa para 329 €.
Agora vamos compará-lo com o Samsung Galaxy Watch8. A versão de 40 mm apenas com Bluetooth tem um preço de 319,90 €; se juntarmos as comunicações 4G passa a custar 369,90 €.
Contas feitas, o novo SE 3 da Apple consegue superar sempre o smartwatch base da Samsung. Na prática, é mais barato em 40 €, nas duas opções apresentadas.
2. Comunicações 5G
A Apple não hesitou e incluiu comunicações 5G em todos os seus novos smartwatches, entre os quais está o acessível Watch SE 3.
Este é um argumento que diferencia agora os wearables da Apple face à concorrência. Mesmo nos lançamentos deste ano, todos os rivais não deram esse passo e mantiveram os modelos apenas com comunicações LTE (ou 4G).
Acrescente-se ainda que a Apple não fez diferenciações entre os seus modelos e optou por incluir comunicações mais avançadas no seu smartwatch mais acessível. E este atributo pode fazer a diferença na hora da compra.
3. Mais rápido e com mais recursos
O Apple Watch SE 3 está também mais rápido. Em primeiro lugar devido ao novo processador S10 agora integrado; em segundo lugar, conta com carregamento duas vezes mais célere, o que é importante, visto ter uma autonomia anunciada de 18 horas.
E a Apple também não poupou nos recursos. O Watch SE 3 ganhou modo Always-On-Display, reconhecimento de gestos, deteção de queda e de apneia do sono. Melhor: tem também Sleep Score, tal como os modelos mais avançados.
Nesta geração, o Apple Watch SE 3 chega com argumentos de peso “embrulhados” num preço sedutor que pode fazer toda a diferença na hora de compra, sobretudo para quem já tem um iPhone.