Apple Watch: protótipo mostra software pré-watchOS (vídeo)

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

Em setembro deste ano surgiram várias imagens de uma versão protótipo do Apple Watch, equipado com uma caixa de segurança usada para manter a identidade de novos produtos em segredo.

O mesmo utilizador traz-nos agora um vídeo desta versão embrionária do smartwatch mais popular do planeta onde podemos finalmente ver este marco histórico ligado e em funcionamento, exibindo uma versão de software que antecede o watchOS 1.0.

Protótipo do Apple Watch corria software de teste

O vídeo começa por nos mostrar a embalagem original em cartão onde o produto era enviado para os responsáveis pelos testes e onde se pode ler que o equipamento estava classificado como "Confidencial." Depois de ligado o Apple Watch vemos uma configuração algo diferente de onde se destacam as aplicações internas da Apple.

Podemos ver um ícone representado pela personagem Lisa de Os Simpsons e que corresponderá a um software de testes cujo nome terá sido inspirado pela filha de Steve Jobs. Esta aplicação permitia ajustar os elementos do interface de utilizador desta versão do produto.

Uma das coisas que mais salta à vista é a ausência da coroa digital para navegação, que era feita na altura através de dois botões físicos colocados numa das laterais do relógio.

A caixa de segurança oferecia uma espécie de Botão Home, mas o vídeo nunca mostra estes botões a serem utilizados, pelo que podiam não ser funcionais na altura.

Assim que o utilizador pressiona o ícone das definições, aparece uma mensagem a indicar que o dispositivo em questão não foi ainda aprovado pela FCC para venda, facto que confirma tratar-se mesmo de um protótipo.

Formato de iPod Nano não foi por acaso

A escolha do formato iPod Nano para a caixa de segurança do Apple Watch não foi ao acaso, uma vez que este foi usado por muitos como relógio de pulso antes da estreia do smartwatch de Cupertino.

Mais ainda, servia como disfarce perfeito para um produto que ainda não havia sido revelado, levando possíveis leakers a pensar que se tratava de um dispositivo já existente.

Editores 4gnews recomendam:

  • Os smartphones preferidos da equipa 4gnews em 2020 (Seleção do Abílio)
  • Tesla cede à vontade da Apple e vai integrar nova funcionalidade!
  • Apple lança vídeo a explicar como podes "sentir" as horas no Apple Watch
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.