Apple Watch poderá usar o teu suor para avaliar questões de saúde

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple promete continuar a surpreender-nos. Pelos vistos, de acordo com a Phone Arena, a próxima grande inovação vai acontecer no Apple Watch, que terá a capacidade de avaliar o teu estado de saúde, com base na transpiração. Posto isto, em breve, ires treinar não só te fará bem à saúde como te permitirá monitorizar a mesma.

De acordo com a mesma fonte de informação, a Apple terá pedido ao Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO) o seguinte: "outras modalidades são direcionadas a um dispositivo para calcular uma métrica de transpiração de um usuário, onde o dispositivo inclui um invólucro com uma superfície externa voltada para a pele , um sensor de transpiração que inclui um primeiro elétrodo e um segundo elétrodo, e um processador configurado para calcular a métrica de transpiração usando o sensor de transpiração."

Será possível saber a quantidade de suor que perdeste no treino

Imagem Ilustrativa homem a correr
Imagem Ilustrativa (via Pexels)

Na mesma solicitação feita pela empresa, salientou-se ainda a hipótese de ser adicionado um segundo sensor de transpiração, que teria o intuito de calcular as métricas da transpiração. Fascinante a quantidade de informações que poderão ser obtidas a partir de um "simples" Apple Watch, certo?

Outra funcionalidade que se espera que o Apple Watch vá ter relaciona-se com as taxas de suor previstas para cada intervalo de tempo. Ou seja, imagina que vais correr durante 30 minutos. Prevê-se que seja possível saber a quantidade de líquido que perdeste, não só no treino inteiro, como em intervalos de tempo mais curtos. Assim, poderás saber, por exemplo, em que alturas transpiraste mais.

É uma forte possibilidade, mas ainda não há certezas quanto a esta funcionalidade

Para já, ainda não existem certezas em relação a esta nova funcionalidade de controlo de suor, por parte do Apple Watch. Antes de a ideia se materializar, as patentes têm de ser aprovadas e registadas. Além disso, também sabemos que nem todas as patentes registadas são, depois, convertidas em produtos oficiais.

Posto isto, nada como esperar para ver o que vai acontecer. Certezas ainda não existem, mas de uma coisa não há dúvidas: as tuas sessões de treino iam passar a ser bem mais complexas e informativas.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.