Apple Watch pode receber tecnologia que todos querem ver nos smartphones

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

O Apple Watch é um produto de referência no seu segmento, dominando-o sem grandes dificuldades. Porém, a Apple não está satisfeita com esse domínio e está já a preparar mais inovações para o seu smartwatch.

De acordo com uma das suas mais recentes patentes. o Apple Watch poderá contar com uma câmara fotográfica. Mas esta câmara não será uma qualquer e já todos cobiçam algo semelhante nos smartphones.

Apple Watch com câmara e flash embutidos no ecrã é agora possível

A ideia da Apple, com o novo documento submetido junto da USPTO, é colocar uma câmara e um flash por baixo do ecrã do seu Watch. Componentes que apenas seriam mostrados em momento oportuno.

Tanto a câmara como este flash só se revelariam assim que o utilizador do Apple Watch abrisse a aplicação da câmara. Algo que se espera também dos smartphones, mas que a maioria ainda não está em condições de lançar para o mercado.

Esta patente pode dar azo a uma discussão diferente e tem que ver com a sua real utilidade. Até que ponto a inclusão de uma câmara num smartwatch seria vantajoso para o utilizador?

Se há empresa que consegue justificar este género de inovações é a Apple e seria interessante conhecer os seus argumentos. Porém, nada nos garante que esta patente algum dia venha a ser aplicada.

Apple patenteia também um relógio com duas camadas de ecrã

No mesmo documento, a Apple mostra outra técnica de engenharia que ajudaria a destacar ainda mais o Apple Watch. Neste caso, a ideia passa pela inclusão de um ecrã com várias camadas.

Uma dessas camadas seria responsável por mostrar conteúdo com movimentos mais rápido, ao passo que outra focar-se-ia apenas em conteúdo lento. Um exemplo do último poderiam ser as horas ou algum texto.

A grande vantagem desta ideia seriam os ganhos de autonomia do Apple Watch. Isto porque quando uma das camadas não fosse necessária, essa estaria totalmente desligada, economizando os gastos energéticos do relógio.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple disponibiliza o watchOS 7.2 com novidades para o Apple Watch
  • Apple Watch suporta ECG até 150 bpm com o watchOS 7.2
  • Apple lança o macOS Big Sur 11.1 11.1 para computadores Mac
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.