Apple Watch ‘esmaga’ concorrência da Samsung e Huawei​​​​​​​

Bruno Coelho
Comentar

Durante o primeiro trimestre de 2021, o mercado dos smartwatches deu um salto face ao período homólogo. Viu um crescimento de 35% face ao ano passado, com a Apple em grande destaque.

Não é exagerado dizer que o Apple Watch volta a ‘esmagar’ a concorrência neste trimestre. Face ao mesmo período de 2020, a Apple registou um crescimento de 50%. A tecnológica de Cupertino consegue capturar, neste segmento, um terço do mercado.

Os dados são da Counterpoint Research e referem-se aos envios de smartwatches durante o primeiro trimestre de 2021. A Apple, que no passado tinha 30,3% do mercado, sobe agora para os 33,5%.

Quota de mercado dos smartwatches por marca e comparação com o primeiro trimestre de 2020. Crédito: Counterpoint Research
Quota de mercado dos smartwatches por marca e comparação com o primeiro trimestre de 2020. Crédito: Counterpoint Research

A Samsung também viu os seus envios a crescer 27%, embora tenha passado de uma quota de mercado de 8,5% para 8,0%. E isso faz com que a Huawei se consiga manter no segundo lugar do segmento.

“Estes volumes incluem smartwatches básicos com sistema operativo proprietário de baixo nível ou RTOS (como da Xiaomi e OPPO), smartwatches infantis (como da BBK, Huawei e Vodafone Neo) e smartwatches de alto nível (como da Apple, Samsung e Garmin)”, afirma a Counterpoint.

Segundo estes analistas, “a Apple conseguiu solidificar ainda mais a sua posição de liderança no mercado, ampliando o portefólio do Watch SE para a Série 6 no momento certo. Isso pode levar a Samsung a lançar um modelo de preço médio para impulsionar o crescimento”.

Quota de mercado dos smartwatches por sistema operativo. Crédito: Counterpoint Research
Quota de mercado dos smartwatches por sistema operativo. Crédito: Counterpoint Research

No campo dos sistemas operativos, o watchOS da Apple capitaliza 33,5% do mercado, com o TizenOS a ter direito a 8,0%. Recorde-se que recentemente a Samsung anunciou que iria começar a utilizar o wearOS da Google, que certamente dará um impulso a este sistema operativo.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Football Manager e o cinema são dois dos seus escapes, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.