A grande atualização de software mais recente da Xiaomi é o HyperOS 3. Atualmente, a marca disponibilizou já o upgrade para uma grande parte do seu portefólio de equipamentos. E a nova interface parece estar fortemente inspirada no iOS 26 da rival Apple. Estes são alguns exemplos dessa inspiração.
1. Design
Os novos launcher e galeria do HyperOS 3 têm agora um design com efeito de vidro líquido. Design este muito sofisticado, mas que remete de imediato para os fundos translúcidos do iOS da Apple.
2. Ícone da app Tempo
O ícone da aplicação Tempo (meteorologia) ganhou cores mais sólidas, exibindo o sol junto das nuvens. No iOS 26, a mesma aplicação da Apple tem também o Sol e as nuvens dentro de um quadrado.
3. Hyper Island
Uma das grandes novidades de software da Xiaomi foi a Hyper Island, uma área interativa para notificações. Um conceito que se inspira fortemente na Dynamic Island da Apple que fornece a mesma funcionalidade.
4. Organização de álbuns de fotos
A app Galeria tem agora um recurso que organiza automaticamente álbuns. Na prática, este recurso agrupa fotos de pessoas, animais de estimação e eventos, tal como o iOS faz no iPhone.
5. Ícones de mensagens e telefone
Os ícones de mensagens e telefone do HyperOS 3 exibem cores sólidas, como acontece no iOS, assim como mostram o desenho de um balão de conversa e de um telefone dentro de um quadrado verde, com cantos arredondados.
6. Disposição do calendário
A app calendário do HyperOS 3 tem agora um fundo branco com os indicadores destacados a negrito. Algo que a Apple já exibia na sua própria app calendário.
7. Desbloqueio facial
A animação do desbloqueio facial foi reformulada e agora mostra movimentos circulares bastante idênticos aos exibidos no iOS 26 pelo Face ID da Apple.
8. Centro de controlo
No centro de controlo, os ícones do Bluetooth, lanterna e brilho adotaram um design fortemente inspirado no iOS 26. A inspiração é tão vincada que os dois centros de controlo parecem ser gémeos siameses.
9. Ícones Wi-Fi e de sinal
A Xiaomi ajustou o design dos seus ícones para a receção de sinal e Wi-Fi tornando-os tão minimalistas como a Apple os tem no iOS 26. À semelhança da sua rival, neste ponto a Xiaomi optou também por usar um design mais minimalista.

