
Já se sabe que, no setor dos smartphones, a corrida pelo topo da pirâmide é sempre feita entre Apple e Samsung. Nas últimas horas, ficamos a conhecer o ranking geral de 2025, divulgado pela Counterpoint Research, que nos mostra que a Apple foi a “campeã” do ano passado.
Os números mostram-nos que a empresa norte-americana ficou em 1º lugar, com uma participação de mercado de 20%. Já a Samsung, a sua eterna rival, ficou no 2º posto, com uma cota de mercado de 19%.
A “luta” entre Samsung e Apple, que finalmente descolou
O relatório mostra-nos que ambas as marcas cresceram, em termos de vendas, em 2025. A Samsung deu um salto de 5%, o que é bastante interessante. O problema para a gigante sul-coreana é que a Apple aumentou o seu volume de vendas em 10%.
Mesmo com as duas marcas a crescer, é a primeira vez nos últimos 3 anos em que vemos um desempate técnico. Em 2023 e 2024, tinha-se verificado um empate técnico, em que ambas as marcas conseguiram uma cota de 19% (2023) e 18% (2024).
Podemos dizer que as vendas da série iPhone 17 correram bastante bem, ainda que o “segredo” por detrás deste crescimento da Apple possa ter estado na expansão da marca em mercados onde antes tinha menos sucesso.
Como o 4gnews já te tinha dado a conhecer, através de um relatório anterior, a Apple destaca-se pelos seus topo de gama. A Samsung, por sua vez, vende com mais volume a sua linha de telemóveis gama-média. O mais vendido de 2025, para a Samsung, foi o Samsung Galaxy A16 5G. Mesmo assim, este ficou em 5º, atrás de de iPhone 16, iPhone 16 Pro, iPhone 16 Pro Max e iPhone 16e.
E o resto do top 5?
A fechar o top 5 de marcas que mais venderam, podemos destacar também a Xiaomi, ainda que o fosso seja cada vez maior para o segundo lugar. Ao passo que, em 2024, ficou a 4% do segundo, em 2025 ficou a 6% de distância da Samsung.
No quarto e quinto lugar, ficaram a Vivo e a Oppo, respetivamente, com uma cota de mercado de 8%: exatamente o mesmo valor do ano anterior. De um ponto de visto global, o setor teve um crescimento de 2%.
