Apple Vision Pro VS Meta Quest 3 em 3 pontos cruciais

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Headsets de realidade mista estão na ordem do dia, no mundo high-tech, sobretudo depois do lançamento do Vision Pro da Apple. Este último tem como rival o Quest 3 VR da Meta de Mark Zuckerberg.

Neste artigo, colocamos frente a frente os dois dispositivos em três pontos cruciais que incluem o preço. Vamos conhecê-los mais em pormenor.

1. Preço e disponibilidade

imagem do Apple Vision Pro em exposição
Apple Vision Pro Crédito@MyloKay/Unsplash

Comecemos exatamente pelo preço. Já se sabia que o Apple Vision Pro não estaria ao alcance de todas as carteiras. A sua disponibilidade no mercado norte-americano confirmou este dado com o dispositivo a ter um custo a começar nos 3.499 $, cerca de 3.250 €.

Por sua vez, a Meta optou por uma estratégia completamente diferente. O Meta Quest 3 custa bastante menos, rondando os 550 €. Acrescente-se ainda o facto de ter várias gerações disponíveis, ou seja, versões mais antigas que podem ter um custo ainda mais reduzido pela sua antiguidade no mercado.

Outra das vantagens do Meta Quest 3 é que está disponível na plataforma de retalho global Amazon e, por isso, ao alcance de todos os utilizadores.

Já o Apple Vision Pro, para já, só pode ser adquirido em lojas online e físicas dos Estados Unidos da América e Canadá. Saliente-se que até ao final deste ano pode chegar a alguns países europeus, mas não existem informação disponível sobre os mercados selecionados para isso acontecer.

2. Universo gaming

imagem de uma pessoa a usar o Meta Quest 3
Meta Quest 3 Crédito@AzwedoL.LC/Unsplash

Um dos argumentos mais sedutores em ambos os dispositivos é a capacidade para o utilizador jogar títulos de Realidade Virtual. Atualmente, o Meta Quest 3 conta com uma vasta lista de opções, nas quais se incluem também jogos compatíveis com versões anteriores do dispositivo.

Por essa razão, o dispositivo da Meta, neste momento, ganha em número de títulos e também em qualidade, uma vez que os produtores de jogo conhecem já bem o equipamento e podem desenvolver jogos mais adequados a todas as suas potencialidades.

O Apple Vision Pro está ainda a dar os primeiros passos no universo gaming. Como não podia deixar de ser, tem já vários jogos compatíveis, mas ainda em número mais reduzido que o Meta Quest 3.

É previsível que esta situação se inverta e o Apple Vision Pro tenha também, a curto e médio prazo, um leque mais vasto de jogos compatíveis. Saliente-se, porém, que o dispositivo da Apple fornece compatibilidade com vários jogos para iPad, permitindo que estes títulos sejam jogados em ecrãs virtuais bastante maiores.

3. Os ecrãs

No que respeita aos ecrãs, cada um dos modelos brilha numa determinada característica. Os painéis micro-OLED do Vision Pro com uma resolução de 4K para cada olho fornecem à experiência imersiva uma qualidade de imagem excelente, com detalhe e nitidez.

Já o Meta Quest 3 brilha no campo de visão (FoV). Este dispositivo, graças ao seu FoV de 110 graus, minimiza, ao ponto de quase fazer desaparecer, as extremidades do ecrã; o Vision Pro, por sua vez, conta com um campo de visão de 100 graus, menor do que era esperado e também inferior ao dispositivo Meta. Alguns utilizadores deram já conta de que as extremidades do ecrã são um pouco intrusivas nas experiências imersivas.

Em resumo, os dois dispositivos de realidade mista brilham em pontos diferentes, equilibrando-se. Mas o Vision Pro é o primeiro equipamento da Apple neste segmento, o que significa que a empresa de Tim Cook está a aprender com a experiência que está a adquirir e, sem dúvida, que as próximas iterações deste headset vão já refletir toda a aprendizagem.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt