Apple Vision Pro mais acessível pode chegar com corte significativo no preço

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Ainda que a espera por uma variante mais acessível do Vision Pro possa ser longa, a Apple está já a trabalhar afincadamente no modelo.

De acordo com o leaker Revegnus e com o site The Elec, o dispositivo de realidade mista da empresa pode sofrer um corte significativo no seu preço que pode ir além dos 50%.

Apple Vision Pro-related news:There are rumors that SeeYA is joining the supply chain.- Apple is demanding an expansion of production capacity from Sony, but Sony is not actively expanding production. Apple finds itself in a situation where it needs to seek suppliers other…

— Revegnus (@Tech_Reve) 5 de março de 2024

Segundo as duas fontes citadas, para conseguir uma redução substancial no preço do seu headset, a Apple está a estudar alternativas aos seus componentes mais caros. Desde logo a começar pelos ecrãs integrados.

Informações divulgadas apontam para que cada unidade do headset produzida custe à Apple 1542 $ (cerca de 1410 €). Deste total, os ecrãs incluídos representam um custo de 456 $, ou seja, 416 €.

Por esta razão, é natural que a empresa de Tim Cook estude alternativas deste componente para uma variante mais acessível e também mais modesta em especificações.

Dizem os rumores que a Apple pretende reduzir o custo de produção dos ecrãs em cerca de 50%. Para isso está ativamente à procura de outros fornecedores, entre os quais a BOE e a SeeYa estão muito bem posicionadas.

Para já, a produção de ecrãs está entregue exclusivamente à Sony, mas ter apenas um fornecedor de um componente não só atrapalha a linha de produção que vai estar sempre limitada à capacidade desse fornecedor único, como também encarece o preço do componente.

Saliente-se que as exigentes condições de produção da Apple podem colocar fora da corrida as agora faladas BOE e SeeYA e manter a Sony como fornecedor único.

Variante acessível com menos funcionalidades

Não é a primeira vez que ouvimos dizer que a Apple quer baixar o custo do dispositivo, poupando em componentes, mas também em funcionalidades e tecnologia.

Recentemente, Mark Gurman, jornalista da agência de notícias Bloomberg, avançou que esta variante barata e modesta pode ter menos câmaras e um processador compatível com iPhone.

O conhecido jornalista adiantou ainda que o novo dispositivo pode ter um nome relacionado com o atual headset, mas que ainda assim o diferencie do modelo mais avançado.

Gurman aposta nas designações Apple Vision ou Apple Vision One para a versão baratinha do headset de realidade mista.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt