A Apple está a enfrentar um novo desafio com o seu headset de realidade mista, o Vision Pro. Apesar de ter sido recebido com entusiasmo, o seu preço elevado e algumas limitações iniciais têm levado a discussões e expectativas sobre a sua próxima versão.
Mark Gurman, um analista de renome da Bloomberg, revelou que o Vision Pro 2 ainda está a pelo menos 18 meses de distância. O analista prevê o seu lançamento potencial para algum momento de 2026. Esta previsão é avançada na newsletter "Power On".
Apple Vision Pro custa 3500 dólares
O Vision Pro foi o primeiro salto da Apple no reino da realidade mista. Pode dizer-se que o headset foi um marco, apesar dos seus desafios. Com um preço de 3 500 dólares não é para todas as carteiras, mas fornece uma boa visão de como pode ser o futuro da computação.
Contudo, questões como o peso do dispositivo, a parca seleção de aplicações e a justificação do preço têm sido pontos de discussão entre os utilizadores. Enquanto a Apple trabalha na segunda geração do Vision Pro, já se especula sobre as melhorias que poderão ser implementadas.
A empresa tem um histórico de fazer aperfeiçoamentos a cada geração que melhorem os produtos, por isso a expectativa é alta. A concorrência, como foi recentemente salientado em vídeo por Mark Zuckerberg da Meta, está atenta. O que significa que o mercado de headsets de realidade mista tem tudo para ser cada vez mais competitivo.
Sabia-se que, pelas suas características, e principalmente pelo preço, o Apple Vision Pro não seria um produto de "massas". Espera-se que numa próxima geração possa limar essas arestas, chegar ao mercado com um preço mais atrativo e, além disso, ser disponibilizado oficialmente em países como Portugal. Isto porque se quiseres comprar o Vision Pro de primeira geração, o provável é que tenhas de fazer uma viagem até ao outro lado do Atlântico.