Em 2016, a Apple lançou o seu primeiro iPhone SE e este ano vai lançar a quarta iteração do seu smartphone mais acessível. De acordo com os rumores, o iPhone SE 4 vai chegar com várias alterações. Mas será que vai valer a pena comprar o modelo?
Neste artigo, mostramos-te tudo o que traz de novo para responder a esta pergunta.
Design novo
![Render iPhone SE 4](https://cdn.4gnews.pt/imagens/iphone-se-4-1-credito-91mobiles.jpg?class=article)
Uma das alterações mais visíveis vai ser o novo design do iPhone SE 4 que vai inspirar-se no iPhone 14. Tal significa que o novo modelo vai ter um ecrã de 6,1 polegadas com um entalhe para acomodar a câmara frontal.
Ao que tudo indica, a marca vai também incluir o botão ação no seu modelo acessível. Tudo somado o iPhone SE 4 vai ficar com um “look” mais próximo da série principal da marca iPhone 16.
Ecrã
Mas a Apple não se vai limitar a aumentar o número de polegadas do ecrã. Isto porque o iPhone SE 4 vai ser equipado com um painel OLED que vem substituir o já datado LCD do seu antecessor.
O novo ecrã vai fornecer uma resolução de 2532 por 1170 pixéis e um brilho máximo de 1200 nits. Mas atenção, a tecnologia ProMotion da marca vai ficar de fora, com o iPhone SE 4 a manter a taxa de atualização nos 60 Hz.
Processador, modem proprietário e conectividade
No interior podem estar “escondidas” muitas e boas novidades. Desde logo a começar pelo processador A18 Bionic aliado a 8 GB de memória RAM. Tudo para integrar suporte para os recursos Apple Intelligence que vão ser incluído.
De acordo com os rumores, o iPhone SE 4 pode também estar equipado com um modem desenvolvido pela própria Apple. A empresa de Tim Cook continua a batalhar para ser o mais independente possível de terceiros.
De resto, mas não menos importante, na conectividade o iPhone SE 4 vai incluir uma porta USB-C. Devido à legislação em vigor no Espaço Económico Europeu, a Apple foi obrigada a ceder e a equipar o seu modelo acessível com uma entrada universal.
A câmara
![iPhone SE 2022](https://cdn.4gnews.pt/imagens/apple-iphonese-double-infinity-220308-3.jpg?class=article)
Ao que tudo indica, o iPhone SE 4 vai manter a sua configuração de câmara única traseira. Mas, dizem os rumores, a atualização vai ser significativa com o atual sensor de 12 megapixéis a ser substituído por um com 48 megapixéis de resolução.
Mesmo que se mantenha esta configuração única, o iPhone SE 4 pode fornecer resultados com uma qualidade bastante superior à dos seus antecessores.
Vale a pena comprar?
Para já, ainda não houve nenhuma fuga de informação sobre o preço do iPhone SE 4 para o mercado europeu. Apenas se sabe que o modelo vai estar posicionado na faixa dos 500 dólares – aproximadamente 485 €, numa conversão direta da moeda.
Tendo em conta que na Europa temos de acrescentar as tarifas em vigor, o preço será diferente e para mais.
Ainda assim, o iPhone SE 4 chega com atualizações bastante significativas e, graças ao processador A18, é possível que entregue um desempenho muito acima do que era esperado. Não há dúvida que se és fã da Apple, mas o teu orçamento é menos generoso do que o esperado, o iPhone SE 4 pode apresentar-se como o melhor candidato da marca para a tua carteira.
Pelo que sabemos até agora do terminal, parece ser um smartphone a ter em conta na altura de substituir o teu “velho smartphone”, mas essa decisão só pode ser tomada por ti.
Enquanto o modelo não chega, espreita a plataforma Amazon Espanha que dispõe de vários modelos Apple – novos e recondicionados.