Apple vai ter Macbook mais barato... com processador do iPhone?

Novo modelo deverá chegar em 2026 com um chip A18 Pro, cores diferentes e um preço abaixo do atual MacBook Air

Mac chip A18Pro

O portátil mais barato da linha Macbook

Atualmente, o portátil mais acessível da Apple é o MacBook Air, que custa 1119€ na sua versão mais básica. No entanto, analistas acreditam que a Apple está a trabalhar num modelo que será ainda mais barato e com lançamento previsto para o final de 2025 ou início de 2026.

Este novo MacBook deverá usar o processador A18 Pro, o mesmo chip que está presente no iPhone 16 Pro, em vez de um chip da série "M", que nos últimos anos tem sido a escolha para os Macs.

É possível usar um processador de iPhone num portátil?

É uma escolha aparentemente bizarra mas um processador de iPhone não significa falta de desempenho.

Em testes de desempenho single-core, fica poco atrás do novo M4.

Em testes multi-core, a diferença é maior, mas para tarefas do dia a dia, como navegar na internet, trabalhar em documentos, fazer videochamadas ou ver vídeos, a maioria dos utilizadores provavelmente não vai notar diferença.

O desempenho do A18Pro em multi-core é comparável ao do M1, que ainda hoje equipa muitos MacBooks.

Ecrã de 13’’ e várias cores

O novo modelo deverá manter o tamanho de ecrã de 13 polegadas, como o atual MacBook Air, pelo que tudo indica que a redução no preço se irá justificar mesmo pela escolha do processador.

É expectável que este portátil seja disponibilizado em várias cores, como prateado, rosa e amarelo e que deverá apelar bastante aos mais jovens.

Mesmo sem números oficiais, o preço é o fator mais atrativo

Ainda não se sabe quanto vai custar este novo MacBook, mas pensa-se que a Apple está a planear produzir entre 5 a 7 milhões de unidades em 2026, o que reforça a ideia de um computador a um preço competitivo.

Se se confirmar um valor abaixo dos 1119€, será a primeira vez que a Apple lança um portátil mais barato do que o MacBook Air. O objetivo deste novo portátil poderá ser criar uma nova porta de entrada para o ecossistema da marca da Maçã mas só o tempo dirá se os consumidores estão dispostos a trocar performance por um mac mais barato.

Joana Pereira
Joana Pereira
Apaixonada por marcas e tecnologia, a Joana já reconhecia logótipos antes mesmo de saber ler. Hoje, dedica-se a transformar artigos em conteúdos pensados para redes sociais, tornando a informação acessível, atrativa e adaptada a cada plataforma.