Esta terça-feira a Apple apresentou finalmente os iPhone 12. E depois de meses de rumores a falar sobre o assunto, confirmou-se que estes chegarão às mãos dos consumidores sem carregadores e auriculares na caixa.
Não se ficando por aqui, a empresa tomou uma medida ainda mais arrojada. Os modelos mais antigos que continuam a ser vendidos de forma oficial também perdem estes dois acessórios na sua caixa.
iPhone SE 2020, iPhone 11 e iPhone XR perdem carregador e auriculares na caixa
Logo após a apresentação, consultar o site da Apple atualizado fazia cair a ficha. Quem quiser comprar a partir de agora um iPhone 11, iPhone SE 2020 ou iPhone XR no site oficial também não terá direito a carregador e auriculares na caixa.
Como óbvio, por enquanto isto é apenas aplicável aos produtos vendidos no site e lojas oficiais. Se fores a uma loja comum comprar um destes equipamentos, ainda deve existir stock em que as caixas venham com os acessórios.
A acompanhar o smartphone vem apenas os respetivos cabos de carregamento de USB-C para Lightning. Se quiseres comprar o adaptador de corrente USB-C de 20 W oficial, terás de desembolsar 25€ adicionais.
Esta é uma jogada controversa da Apple, justificada pela pegada de carbono. E numa indústria de smartphones em que copiar o que os outros fazem é prática comum, é bem provável que esta “preocupação ambiental” chegue em breve a outras marcas.
Editores 4gnews recomendam:
- iPhone 12: resumo do preço e especificações dos novos smartphones da Apple que tens de conhecer
- HomePod mini chegou! A coluna inteligente "barata" da Apple
- iPhone 12 terão uma caixa mais pobre como todos temiam