Apple vai dar-te mais controlo sobre a Siri no iOS 13.2

Bruno Coelho
Comentar

A Apple prometeu, e vai dar-te mais controlo sobre as gravações do que dizes à Siri no iOS 13.2. A nova versão beta já saiu, e dá aos utilizadores a opção de poderem optar entre partilhar ou não o que dizem à assistente virtual.

Além disso, passa a ser possível apagares todo o histórico de interações com a Siri associadas ao teu dispositivo. Esta é uma medida que mostra que a Apple ouviu as queixas dos utilizadores.

apple iOS 13 Siri
As novas opções de privacidade relacionadas com a Siri no iOS 13.2

Apple tem funcionários a ouvir o que dizes à Siri

Recorde-se que estas medidas chegam no mesmo ano em que foi descoberto que a Apple tinha funcionários a ouvir uma pequena percentagem do que dizias à Siri. Isto acontecia para melhorar a assertividade da assistente virtual, mas não era dada opção de escolha ao utilizador.

Assim que instalares o iOS 13.2 vais ser confrontado com um ecrã que te vai perguntar se pretendes partilhar o áudio das tuas gravações. Neste a Apple explica como estas gravações são usadas.

Dados já usados para melhorar a Sir não serão apagados

Na secção da Privacidade das Definições vai também ser possível ativar ou desativar a partilha do que dizes à Siri. Aí poderás também desativar tudo que está associado ao teu iPhone nos servidores da Apple. De destacar que os dados já usados para melhorar a Siri não serão apagados.

Recorde-se que este ano foram várias as empresas acusadas de escutar os utilizadores. Além da Apple, também a Amazon, a Google ou o Facebook escutam os utilizadores através de funcionários pagos para o efeito. É bom ver a Apple a dar um grande passo para colocar o poder de escolha nas mãos dos utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.