Apple vai dar-te mais controlo sobre a Siri no iOS 13.2

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Apple prometeu, e vai dar-te mais controlo sobre as gravações do que dizes à Siri no iOS 13.2. A nova versão beta já saiu, e dá aos utilizadores a opção de poderem optar entre partilhar ou não o que dizem à assistente virtual.

Além disso, passa a ser possível apagares todo o histórico de interações com a Siri associadas ao teu dispositivo. Esta é uma medida que mostra que a Apple ouviu as queixas dos utilizadores.

Apple tem funcionários a ouvir o que dizes à Siri

Recorde-se que estas medidas chegam no mesmo ano em que foi descoberto que a Apple tinha funcionários a ouvir uma pequena percentagem do que dizias à Siri. Isto acontecia para melhorar a assertividade da assistente virtual, mas não era dada opção de escolha ao utilizador.

Assim que instalares o iOS 13.2 vais ser confrontado com um ecrã que te vai perguntar se pretendes partilhar o áudio das tuas gravações. Neste a Apple explica como estas gravações são usadas.

Dados já usados para melhorar a Sir não serão apagados

Na secção da Privacidade das Definições vai também ser possível ativar ou desativar a partilha do que dizes à Siri. Aí poderás também desativar tudo que está associado ao teu iPhone nos servidores da Apple. De destacar que os dados já usados para melhorar a Siri não serão apagados.

Recorde-se que este ano foram várias as empresas acusadas de escutar os utilizadores. Além da Apple, também a Amazon, a Google ou o Facebook escutam os utilizadores através de funcionários pagos para o efeito. É bom ver a Apple a dar um grande passo para colocar o poder de escolha nas mãos dos utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Óculos de realidade aumentada da Apple chegarão em 2020, afirma analista
  • Patente da Apple promete câmaras sem "corcundas"
  • Fornecedor de ecrãs da Apple está à beira da falência
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.