Se tens um iPhone 6s ou modelo mais recente, existe a probabilidade de já teres atualizado para a versão mais recente do sistema operativo da Apple: o iOS 15. Mas se não o fizeste, não estás sozinho.
Segundo foi revelado pelos analistas do Mixpanel, durante as primeiras 48 horas após o lançamento, o iOS 15 foi instalado em apenas por 8,59% dos utilizadores. No mesmo período, o iOS 14 havia sido instalado por 14,68% dos utilizadores.
Adoção do iOS 15 é quase metade do que foi o iOS 14
Agora que passaram pouco mais de duas semanas desde o lançamento da nova versão, o cenário mantém-se. A 5 de outubro, o iOS 15 registava uma adoção de 22,22%. Por contraponto, na mesma data do ano anterior o iOS 14 já se encontrava em 41,97% dos equipamentos compatíveis.
É importante ter em conta que estes dados não são oficiais da Apple. No entanto, são um bom medidor, já que o Mixpanel recolhe a adoção baseada em dados de apps e sites que usam a sua API.
Quais as razões para menor adoção do iOS 15 face ao iOS 14?
O iOS 15 não traz tantas novidades como o iOS 14 trazia, e isso reflete-se na menor vontade de os utilizadores fazerem a atualização. Veja-se que, por exemplo, a versão do ano passado trouxe pela primeira vez a gaveta de aplicações ou os widgets, entre outras novidades.
A nova versão é aquilo a que se pode chamar incremental, e há até novidades que só estão programadas ara chegar mais no final do ano, como te explicamos erros bizarros manifestados por alguns utilizadores, terão deixado outros receosos de fazer a atualização imediatamente.
A juntar a isso, a Apple passou a permitir aos utilizadores manterem-se no iOS 14 e receberem igualmente atualizações de segurança. Se juntarmos estas e outras razões, andará por aí a explicação da menor adoção do iOS 15.
Editores 4gnews recomendam:
- Amazfit GTR 3 e GTS 2 estão a chegar com novidade que te vai poupar tempo
- Xiaomi pode contra-atacar Samsung com este smartphone melhorado
- Xiaomi perde liderança do AnTuTu em setembro. Este é o TOP 10