Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Apple tem boas notícias para os fãs do seu ecrã ProMotion a 120 Hz

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Apple permitirá, finalmente, que as aplicações de terceiros tirem partido dos ecrãs a 120 Hz para entregar animações mais suaves e fluídas. Até então esta possibilidade estava reservada para as aplicações e serviços da própria empresa nos seus Apple iPhone.

Em causa estão os ecrãs ProMotion a 120 Hz presentes nos Apple iPhone 13 Pro e Pro Max, os atuais modelos de topo. Será este o componente que os programadores poderão agora aproveitar na totalidade e entregar aos utilizadores uma experiência superior.

Animações mais suaves a caminho dos Apple iPhone 13 Pro e 13 Pro Max

Até ao momento as animações e transições das aplicações não desenvolvidas pela Apple estão limitadas à exibição em 60 Hz, a taxa convencional de atualização do ecrã. Esta situação era justificada pela Apple com um problema no Core Animation, existindo um bug que não permitia abrir esta possibilidade aos programadores.

Felizmente, de acordo com a própria Apple, a situação foi agora corrigida com o iOS 15.4, ficando o bug resolvido. Isto significa que, a partir desta compilação de software, cuja versão beta foi disponibilizada desde ontem, os programadores passarão a ter mais uma ferramenta ao seu dispor.

Importa ainda frisar que este desenvolvimento foi primeiramente detetado e noticiado pela publicação MacRumors, recebida com entusiasmo por vários programadores. Ou seja, desde o Facebook e demais redes sociais, bem como virtualmente todas as apps para iOS poderão agora apresentar um scroll mais fluído.

Todo o potencial dos ecrãs ProMotion a 120 Hz é agora acessível aos programadores

O suporte para as animações a 120 Hz permitirá que os atuais iPhone de gama alta entreguem imagens e animações consideravelmente mais fluídas na sua apresentação. Isto será particularmente notório em jogos e ao deslizar e fazer scroll nas mais diversas aplicações para iOS.

Por outro lado, os utilizadores Android já podem tirar proveito deste "luxo" há bastante tempo, com a função disponível nos smartphones mais avançados no mercado. Com efeito, vemos esta caraterística presente, sobretudo, nos flagships das fabricantes, bem como em alguns modelos mais acessíveis neste início de 2022.

No que à Apple concerne, a tecnologia ProMotion foi apresentada no verão de 2017. Entretanto, seria introduzida com o iPad Pro de segunda geração e, só mais recentemente, nos modelos mais caros do seu iPhone. Espera-se também que continue presente na próxima geração, os iPhone 14 a chegar em setembro de 2022.

Esta possibilidade chega com o iOS 15.4

Ainda em fase beta, o iOS 15.4 beta destina-se sobretudo a programadores e utilizadores interessados em experimentar as novidades da gigante de Cupertino. Esta versão traz também mais de 30 novos emoji, bem como a possibilidade de fazer pagamentos via Face ID com máscara de proteção.

Atualmente, de acordo com os dados avançados pela Apple, 72% de todos os iPhone introduzidos nos últimos quatro anos já usam o iOS 15. De igual modo, a mais recente compilação estável já está presente em 63% dos telemóveis Apple.

Ainda assim, a taxa de adoção do iOS 15 fica aquém das expectativas e do registado com versões anteriores, algo que não passou despercebido à empresa. Aliás, tal como demos a conhecer na 4gnews, existe uma multitude de fatores a contribuírem para uma maior resistência à nova versão.

Por fim, recordamos o recente estudo que aponta maior satisfação com as atualizações do Android do que com as do iOS, tal como exposto recentemente na 4gnews.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple tem nova fonte de rendimentos capaz de superar o iPhone
  • Messenger recebe a funcionalidade de segurança mais desejada pelos utilizadores
  • Apple tem mais de 1,8 mil milhões de dispositivos ativos e promete surpreender em 2022
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.