Apple surpreende ao atualizar iPhones e iPads antigos no iOS 12

Paulo Montenegro
Paulo Montenegro
Tempo de leitura: 1 min.

A Apple acaba de iniciar a distribuição de uma atualização que chega de surpresa para donos de iPhones e iPads antigos. Os dispositivos contemplados incluem o iPhone 5s, iPhone 6, 6 Plus e os iPads Air, Mini 2 e Mini 3, que ficaram estacionados no iOS 12.

Para estes, a maçã distribui o iOS 12.5.4, que traz consigo correções necessárias para vulnerabilidades que possuem relação com a segurança do sistema operativo.

Uma das falhas diz respeito à possibilidade de execução de código remoto, a resultar na possibilidade da memória ser corrompida, o que inutilizaria o dispositivo.

A outra está relacionada a um bug no motor de código-aberto WebKit, utilizado no Safari e em vários outros browsers. Esta possibilitaria que um utilizador mal-intencionado executasse remotamente código arbitrário para controlar o dispositivo.

Dito isto, a Apple recomenda a instalação da atualização em todos os dispositivos compatíveis para garantir a seus utilizadores uma maior segurança.

Atualizações excecionais para o iOS 12

A Apple não costuma distribuir atualizações para aparelhos que já não possuem mais qualquer suporte de software, porém, algumas exceções costumam ocorrer, especialmente quando a segurança do utilizador é ameaçada.

Não é a primeira vez que a gigante de Cupertino atualiza dispositivos já “esquecidos” — em março deste ano a empresa também disponibilizou o iOS 12.5.2 para os mesmos iPhones e iPads citados, de modo a fechar outras brechas de segurança.

Um belo exemplo para os telemóveis Android

Apesar de não ser convencional para a maçã atualizar iPhones antigos, a atenção à segurança é algo que ainda a coloca a frente da concorrência.

Nos telemóveis e tablets Android ainda vemos muitos dispositivos passarem meses ou até anos sem receber pacotes de segurança, o que representa um risco para os utilizadores.
Editores 4gnews recomendam:

  • iPhone 13: novo conceito espelha as grandes mudanças dos smartphones
  • O teu iPhone vai receber todas as novas funções do iOS 15? Vê aqui.
  • Apple Watch Series 7: importante função pode ter sido adiada para 2022