Apple, Samsung e Xiaomi obrigadas a aumentar o preço dos smartphones de topo

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Os smartphones premium têm um custo elevado e parece que o preço destes modelos pode vir a ser ainda mais alto, sobretudo em marcas como a Apple, Samsung, Xiaomi e Google.

Inovações como novos processadores, sensores periscópio e suporte para atualizações pode levar as marcas a ajustarem, para cima, o custo dos modelos de última geração.

Custo da inovação: razão para o aumento do preço dos smartphones de topo

We will be seeing a $50 - $200 price jump on all major flagships depending upon the variants.This includes:- Google Pixel 8 series- iPhone 15 series- Xiaomi 14 series- Samsung Galaxy S24 series

— Yogesh Brar (@heyitsyogesh) 17 de agosto de 2023

Ainda que o preço elevado seja uma das características do segmento premium de smartphones, até agora este nicho de mercado tem vindo a registar um aumento nas vendas globais.

Mas, num futuro próximo, os preços destes terminais de última geração podem ser ainda mais caro. De acordo com o leaker Yogesh Brar, marcas como a Apple, Samsung, Google e Xiaomi podem aumentar o custo dos seus próximos modelos de topo de até 200 dólares (cerca de 180 euros).

Avança o conhecido leaker, na rede social X, que as séries iPhone 15, Galaxy S24, Pixel 8 e Xiaomi 14 vão já refletir este aumento significativo no seu custo final de venda ao público. E a explicação para tal acontecer é simples: a inovação tem um custo.

No caso do iPhone 15, componentes como o novo processador A17 Bionic, já baseado no processo 3 nm, a construção em titânio e o sensor periscópio vão aumentar o custo dos modelos mais avançados da série, visto que são componentes mais caros.

Já no universo Android, a razão pode ficar a dever-se ao aumento de preços praticado pela Qualcomm. Dizem os rumores que o processador Snapdragon 8 Gen 3 terá um custo de 200 dólares para as marcas de smartphones. Tendo em conta que o chip anterior tinha um custo de 160 dólares (cerca de 145 euros), este é um aumento significativo que terá expressão no custo final dos smartphones equipados com o novo chip Qualcomm.

Para equilibrar um pouco as contas, a Samsung deverá fazer regressar o seu processador Exynos em alguns mercados, mas ainda irá recorrer aos processadores Qualcomm para equipar a sua série Galaxy S24. O que na prática significa que os preços vão aumentar.

Por sua vez, a Google ao integrar o novo processador Tensor G3, um novo sensor e ainda melhorar as taxas de atualização na sua série Pixel 8 vai ter também mais custos de produção, o que inevitavelmente fará aumentar os preços iniciais dos terminais.

Em resumo, o segmento premium vai assistir a um aumento dos preços já nos últimos três meses deste ano com a chegada do iPhone 15 (setembro), Pixel 8 (outubro) e Xiaomi 14 (dezembro). Mas a tendência irá manter-se para o primeiro trimestre de 2024 com o lançamento da série Samsung Galaxy S24.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt