Os rumores de última hora confirmaram-se e a Apple revelou mesmo a tão esperada renovação para o iMac no evento de hoje. Eis o primeiro modelo a transitar para a era dos processadores M1, abraçando ainda um novo design.
O novo iMac vem com uma tão desejada renovação de design. Está mais colorido, é o mais fino de sempre da linha e apresenta uma redução nas margens superior e lateral do seu ecrã. O queixo, contudo, permanece enorme sem sabermos muito bem porquê.
A Apple disse que este iMac foi desenhado do zero a pensar no processador M1. Graças à sua traseira reta, este tem menos 50% de volume que os seus antecessores, algo também potenciado pelas suas duas pequenas ventoinhas.
Novo iMac de 24" polegadas é o mais fino de sempre
Tal com se previa, a Apple apresentou apenas uma versão do iMac no seu evento de primavera. Trata-se do modelo de entrada, agora com 24" polegadas, graças às suas margens menores, e conta com resolução 4,5K.
O Pro Display XDR teve efetivamente a sua quota de influência neste produto, contudo, ainda não foi desta que se alcançou a uniformização nas margens circundantes ao ecrã. A parte inferior continua a ser grande, mas o restante corpo teve melhorias animadoras.
Este iMac apresenta-se com uma espessura de apenas 11,5mm, o mais fino de sempre desta linha de produtos. Será ideal para encaixar em setups mais limitados no espaço disponível.
Por falar em setups, a paleta de cores do novo iMac dará uma entidade única ao computador, facultando uma maior camuflagem com o ambiente que o rodeia. O seu teclado e rato estarão também disponíveis em novas cores a condizer com a predominante do teu novo iMac.
Importa notar ainda que a ligação de energia deste iMac é magnética, muito semelhante à tecnologia MagSafe. O cabo é agora de tecido, conferindo-lhe uma maior resistência e servirá ainda para acoplar o cabo Ethernet de ligação à internet.
Processador M1 dá nova vida ao iMac
O abandono dos processadores Intel, em favor do M1, permite que este iMac alcance novos níveis de desempenho, eficiência energética e segurança. A Apple promove uma melhoria de 85% no seu desempenho e gráficos duas vezes mais rápidos do que os modelos de 21,5" polegadas.
Este processador permite que o iMac aqueça menos e, consequentemente, seja ainda mais silenciosos. Algo que permitiu à Apple incluir apenas "duas pequenas ventoinhas" na carcaça deste produto.
O novo processador vai ainda influenciar positivamente a qualidade das tuas videochamadas. O seu processador de sinal de imagem promete aumentar a resolução das imagens, potenciando a qualidade da nova câmara FaceTime 1080p.
Foram igualmente incluídos novos microfones para que a tua voz seja nítida e clara e que nenhuma frase seja mal entendida em reuniões profissionais. Já as suas seis colunas integradas prometem um som limpo e imersivo, seja numa reunião ou nos teus filmes e séries preferidos.
Touch ID chega finalmente ao iMac
A adorada tecnologia de autenticação biométrica do iPhone chega finalmente ao iMac. O seu sensor de impressões digitais vem incorporado no novo teclado para o computador, numa localização semelhante ao que vemos nos MacBook.
Com esta adição, torna-se mais fácil do que nunca realizar uma autenticação antes de poder usufruir do iMac. O teu dedo será a chave de entrada nas potencialidades do macOS Big Sur.
Preço e disponibilidade
Há semelhança dos restantes produtos hoje revelados, o novo iMac poderá ser encomendado a partir do dia 30 de abril. O seu preço começa nos €1499 e os envios acontecerão a meados de maio.
Editores 4gnews recomendam:
- Apple apresenta novo iPad Pro: o primeiro com processador M1 e ecrã mini-LED
- Apple AirTags são finalmente oficiais! Nunca mais perderás as tuas chaves
- Apple AirTags já têm vários acessórios para o novo gadget de Cupertino