A Steam Link é um grande avanço para todos aqueles que gostam de gaming e o querem usufruir no seu dispositivo móvel ou box. No entanto, os utilizadores Apple não vão poder usar a recente aplicação seja para iOS ou Apple TV.
Embora a app já tivesse sido previamente aprovada pela empresa de Cupertino, numa nova análise, a Apple alega “conflitos de negócios” e fecha à porta à Steam Link.
Vê ainda: Android e iOS na semana passada e dá aos utilizadores a possibilidade de fazerem stream de jogos do seu computador para o smartphone, por exemplo.
A Steam Link foi aprovada, mas a Apple voltou atrás
Com a empresa de Cupertino a dar este passo atrás, resta-nos o Android. A plataforma da Google passa a ser a única para a qual a aplicação fica disponível a partir de agora.
A Valve, desenvolvedora da app, diz que a Apple já havia aprovado a Steam Link a 7 de maio. No entanto, viria a recusá-la dias depois. Alega “conflitos de negócios” que não terão sido notados pela equipa que previamente fez a review da aplicação.
A desenvolvedora tentou fazer a empresa de Cupertino voltar atrás, mas sem sucesso. A Valve alegou que a app se trata apenas de uma plataforma que faz stream, como tantas outras existentes na App Store.
Vendo-se agora fora da App Store, a empresa espera que a Apple reconsidere a posição no futuro. Tendo em conta a atenção que os media têm dado ao assunto, essa possibilidade não deve ser posta de parte.
A Apple olha para a Steam Link como uma ameaça
A especulação em torno deste volte-face é muito simples. Pensa-se que a Apple vê na Steam Link uma ameaça. Isto porque os utilizadores poderão preferir jogar o que já possuem na plataforma e assim significar menos compras na loja da maçã.
As preocupações parecem-nos escusadas. Primeiro, porque é precisa uma boa rede de internet para que a plataforma funcione em pleno. E depois, porque esta não pode ser utilizada fora de casa. Quem ganha com isto é o Android.
Outros assuntos relevantes: