A tecnologia de desbloqueio por impressões digitais tem sofrido avanços constantes. De algo que inicialmente nos fazia perder espaço no ecrã, até ficar embutida neste. A mais recente patente regista pela Apple mostra-nos como todo o ecrã pode funcionar como um sensor biométrico.
Não leste mal. A tecnologia em questão usa a acústica para te oferecer um Touch ID em todo o ecrã. Embora a tecnologia nos pareça estranha, a Apple mostraria com este avanço algo verdadeiramente interessante nos seus dispositivos.
Desde o iPhone X que a Apple deixou de oferecer Touch ID nos seus dispositivos. O Face ID é uma solução interessante. No entanto, usar as mãos é algo mais conveniente em muitas situações, já que não temos de olhar para o dispositivo quando o queremos desbloquear.
Quais os detalhes avançados na patente?
Numa primeira patente registada nos Estados Unidos, a Apple descreve o sistema como uma “geração de imagens acústicas para uma superfície”. Serão usados transdutores acústicos para que a superfície vibre de determinada forma. Aí, todo o painel se torna um sensor de impressões digitais.
Numa segunda patente, a empresa de Cupertino aborda o mesmo tema. Aqui, é dito explicitamente que a impressão digital é o que se quer detetar nesta superfície. Resta saber se a Apple será a primeira a trazer tal tecnologia para o mercado.
Nesta altura já vários fabricantes introduziram o sensor biométrico no ecrã. Um sensor biométrico total seria fantástico, e depois de olharmos para esta patente parece-nos uma questão de tempo. A rapidez deste será a maior preocupação, mas alguém tem de dar o primeiro passo.
Editores 4gnews recomendam:
- Homem cria o próprio smartwatch (e diz-te como criares o teu)
- Facebook começa a receber uma grande mudança de design
- Nura lança serviço de subscrição de headphones