Apple regista patente inovadora de protecção anti-quedas

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

Na Quinta-feira a Apple registou uma patente de algo verdadeiramente inovador. Um novo mecanismo de protecção anti-quedas.

Este sistema futurista protegerá os próximos iPhone's em possíveis quedas ao reconhecer quando o equipamento está em queda, calculando um possível ponto de impacto e mudará o centro de gravidade para evitar que componentes essenciais sejam afectados durante o choque.

Este sistema parece muito mais eficaz do que alguns sistemas mais rudimentares de protecção anti-queda para smartphones, bem melhor que um airbag para acolchoar a queda. Estes são os esquemas que a Apple criou e que já patenteou, tudo isto para proteger o seu iPhone 6 bem que precisa de protecção.

Este sistema resume-se a pura Física. Em vez de airbags usa os sensores que já existem no smartphone, giroscópio, bússola, barómetro, entre outros, para determinar rapidamente qual será o ponto de impacto.

Em seguida um processador dedicado calcula os ajustamentos necessários numa fracção de segundo, fazendo ligar um motor com uma massa excêntrica para alterar a posição do equipamento enquanto ele está em queda livre.

Isto para que ele caia e sofra o impacto na sua face menos frágil. Sempre será melhor cair de costas do que com o ecrã num chão de cimento e por falar nisso, até já temos um motor parecido nos equipamentos, o motor de vibração.

Em suma, pensem num gato, eles caem tendencialmente bem. São capazes de incríveis acrobacias para caírem sem se magoar tanto e acima de tudo amortecer a queda.

Parabéns à Apple, isto sim é verdadeira inovação!

Talvez queiras ver:

  • Presumível sucessor do Lumia 1020 surge em fotografias
  • Mythbusters mostram-nos as potencialidades do Corning Gorilla Glass
  • Linshof i8 é alemão trás um octa-core, tem 80GB de memoria e 3GB de RAM
  • Chupeta inteligente “Pacifi” facilita vida aos pais

Queremos saber a tua opinião sobre este assunto por isso fica livre de comentar abaixo. Clica aqui para saberes como ajudar a 4GNews!

Nós e os nossos meios de comunicação!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.