Apple quer que iPhone funcione debaixo de chuva e em modo subaquático

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Ainda que o iPhone sejam resistentes à água, a Apple pretende mellhorar o desempenho do seu smartphone debaixo de chuva e submerso.

Uma nova patente agora obtida pela empresa de Cupertino sugere a integração de um novo recurso que vai facilitar a introdução de texto ou o acesso ao ecrã, sob condições climatéricas mais difíceis, assim como novidades para o meio subaquático.

Próximos modelos de iPhone pode detetar mudança de ambiente e ajustar-se automaticamente

Uma nova patente concedida pela autoridade norte-americana indica que a Apple pretende melhorar o funcionamento do iPhone sob condições climatéricas adversas como por exemplo a chuva. Apesar de o smartphone ser resistente à água, quando está a chover não é fácil escrever uma mensagem ou aceder a algumas zonas do ecrã.

Parece que a Apple não só quer resolver estas situações como ir um pouco mais longe. Segundo a nova patente, o iPhone usaria os sensores de pressão e humidade integrados para detetar a presença de água e ajustar automaticamente o software de acordo com o ambiente em que está inserido.

Na prática, o software podia alterar os botões presentes no ecrã para reduzir as probabilidades de entradas acidentais. Muitas vezes, um pingo de chuva é encarado pelo smartphone como uma entrada ou comando que é executado de imediato, o que leva à repetição das tarefas em curso.

Com a nova funcionalidade, esta situação seria evitada, uma vez que o smartphone Apple reconheceria as condições climatéricas a que está sujeito e ajustaria a pressão do ecrã para evitar estas entradas acidentais, causadas pela chuva.

iPhone pode ter modos molhado, seco e subaquático

A mesma patente dá mais pistas sobre a nova funcionalidade, adiantando que o iPhone podia passar a ter três modos distintos: seco, molhado e subaquático. Modos estes que seriam para configurar as respostas do ecrã ao toque.

Especificamente nos modos seco ou molhado, o smartphone detetaria se o dedo do utilizador está seco ou molhado, ajustando a entrada de toque à situação. Já no modo subaquático, o iPhone iria modificar a interface.

Saliente-se que o modo subaquático seria usado sobretudo para captar fotos e gravar vídeos quando o terminal estivesse debaixo de água. Neste caso, algumas configurações da câmara, como brilho do ecrã, ISO, balanços de branco, seriam também ajustadas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi 12T: smartphones podem chegar à Europa com este novo SoC
  • OnePlus 10T está a chegar à Europa e este é o seu preço
  • Samsung segue uma estratégia diferente da Apple no lançamento dos novos smartphones dobráveis
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt