Nos tempos atuais, quem ainda não comprou nada pela internet? Das inúmeras potencialidades que a rede universal nos oferece, fazer compras sem deixar a comodidade da nossa casa será uma das mais marcantes.
No entanto pode existir ainda algum preconceito de algumas pessoas, especialmente as de idade mais avançada, muito pelo medo de verem os seus dados pessoais serem intercetados por alguém com intenções menos boas.
Vê também: Apple já não vende mais iPhone 5S e o iPad Air original
Para isso existem já serviços como o PayPal e o MBNet que dispensam a inserção dos dados do nosso cartão de crédito diretamente na plataforma do site onde efetuarmos as nossas compras. Mas a Apple pretende adicionar aqui mais uma nova opção, com recurso ao seu serviço Apple Pay.
Os detalhes são ainda escassos, mas equaciona-se que a Apple traga esta funcionalidade para os seus dispositivos iOS que contenham o Touch ID. A plataforma Mac estará também em cima da mesa, mas existe o entrave de nenhum destes equipamentos possuir um sensor de identificação biométrica.
Quanto ao seu funcionamento prático, deverá ser muito semelhante ao utilizado no PayPal, ou seja, quando escolheres o método de pagamento encontrarás a opção "Pagar com Apple Pay", isto claro nos sites aderentes.
A Apple justifica esta decisão com o intuito de criar uma maior e saudável competição dentro deste ramo e acredita que o consumidor ficará agradado pela sua impressão digital ser o único passo que terá de efetuar para validar as suas compras. Este serviço deverá ficar disponível mais lá para o final do ano, sem qualquer referência ao mercado Português, mas não percamos a esperança.
Talvez queiras ver:
- Todas as novidades do Apple iPhone SE – Vale a pena comprar?
- DroidID: Desbloqueia o teu computador com o leitor de impressão digital do teu telefone
- Mais de 50% dos Windows Phone podem actualizar para Windows 10 Mobile