A Apple é conhecida pela sua previsibilidade no que concerne ao lançamento do iPhone, mas aquilo que conhecemos poderá mudar em breve. Ao que tudo indica, a marca norte-americana deixará de apresentar os seus topos de gama todos em simultâneo.
A nova estratégia da Apple passará pelo lançamento dos modelos mais poderosos no evento de setembro, relegando os modelos menos poderosos para data posterior. Assim sendo, ela copiará as suas rivais e passará a organizar dois grandes eventos anuais.
iPhone 18 Pro poderão ser apresentados numa data diferente do iPhone 18
Esta tese foi levantada recentemente pelo analista Ming-Chi Kuo, conhecido pela fiabilidade das suas previsões relativamente à Apple. No seu mais recente relatório, ele explica como a tecnológica passará para uma estratégia de apresentações bianuais.

Segundo as suas previsões, em 2025 ainda não veremos nada de diferente. Ou seja, os iPhone 17, iPhone 17 Air, iPhone 17 Pro e iPhone 17 Pro Max serão desvendados em setembro.
Será, portanto, em 2026 que as coisas serão verdadeiramente diferentes. Nesse ano, segundo Ming-Chi Kuo, a Apple organizará o seu tradicional evento de setembro para apresentar os iPhone 18 Air, iPhone 18 Pro, iPhone 18 Pro Max e o primeiro iPhone dobrável.
Sentiste falta de algo? Claro que sim, pois neste calendário o iPhone 18 base será apresentado apenas na primeira metade de 2027. Um evento que servirá ainda para a apresentação do iPhone 18e.
Essa nova calendarização será para continuar, com os iPhone 19 Pro, iPhone 19 Air e o segundo dobrável da Apple a serem apresentados em setembro de 2027. Já na primeira metade de 2028 teremos a apresentação do iPhone 19 e iPhone 19e.
Apple quer ser mais competitiva com este modelo
O analista em questão mostra-se confiante que esta passará a estratégia da Apple doravante. A razão para isso é que a empresa quererá oferecer uma maior concorrência aos seus rivais, sobretudo na China.
E verdade seja dita, já ninguém lança todos os seus smartphones para o ano na mesma ocasião. Com a entrada da Apple no universo dos dobráveis, ela poderá adotar uma estratégia inspirada na Samsung, separando o lançamento dos seus modelos mais arrojados dos concebidos para as massas.
Outra razão apontada por Ming-Chi Kuo prende-se com o desejo da Apple em lançar mais iPhone por ano para fazer uma concorrência mais feroz às suas rivais. Como bem sabes, o hype em torno dos iPhone atinge o seu pico no final do verão e depois desvanece nos meses seguintes.
Sendo a Apple uma empresa pautada pela sua previsibilidade, naturalmente que deves olhar para estes rumores com bastante cautela. Contudo, importa sublinhar a credibilidade que Ming-Chi Kuo tem e só por isso somos obrigados a levar esta previsão a sério.