Apple vs. Qualcomm: Infração em patentes de processadores Snapdragon

Bruno Coelho
Apple Qualcomm Snapdragon 820 800
As acusações da Apple visam os processadores Snapdragon 820 e 800.

A guerra legal continua entre Apple e Qualcomm. Desta vez foca-se nos processadores Snapdragon 820 e 800, e em como estes terão infringido patentes relativas à vida das suas baterias.

A novela já não é nova. Como te escrevemos aqui e aqui, a guerra entre a gigante de Cupertino e empresa rainha dos processadores mobile tem-se arrastado ao longo dos últimos tempos pelos tribunais. Desta vez a Apple acusa a Qualcomm de ter infringido nada menos que oito patentes relativas à duração da bateria nos seus Snapdragon 820 e 800.

Vê ainda: Samsung Galaxy S9 com sensor biométrico no ecrã? Não me parece!

Como sabes, estes não são os processadores mais recentes da empresa. No entanto, o Snapdragon 820 era o processador de muitos dos topos de gama lançados no ano passado.

A notícia é avançada pela Reuters. Esta refere que as patentes cobriam tecnologias que ajudam o processador a gastar apenas a energia necessária e a saber quando deve aumentar ou diminuir os seus gastos.

Esta é mais uma batalha na guerra entre Apple e Qualcomm

Toda esta polémica vem no seguimento das acusações feitas em sentido contrário no verão. À data, a Qualcomm alegou que a Apple terá violado seis patentes suas. Também estas ligadas à vida da bateria. Além disto, a Qualcomm pretendia que os iPhones fossem banidos do mercado americano.

A Apple diz que a Qualcomm quer “tirar crédito à inovação dos outros”. A gigante de Cupertino alega ter começado mais cedo que a Qualcomm na aposta em patentes relativas à vida útil da bateria. A Apple vai mais longe a chama “troll das patentes” à gigante dos processadores por esta ganhar patentes com tecnologias presentes em produtos Apple.

Como se sabe, esta novela começou no início do ano. Na altura a Apple começou por acusar a Qualcomm de abusar da sua posição de mercado para cobrar “preços injustos” em modems LTE.

A história seguiu com acusações de parte a parte, numa guerra que continua bem fresca. Até onde pode ir esta luta nos tribunais? Aguardemos pelos próximos episódios

Outros assuntos relevantes:

Google Home ficou mais capaz com a nova atualização de software

LG – Mudanças estão a chegar aos smartphones da marca

OnePlus 3 e OnePlus 3T recebem o “Face ID” com a OxygenOS 5.0

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.