A Apple deu entrada nos tribunais norte-americanos com uma ação onde exige, da Epic Games a responsável pelo jogo Fortnite, indemnizações e outras compensações. A "maçã" visa ainda proibir a Epic de usar o seu sistema de pagamentos na app.
Invocando lucros cessantes devido à interrupção das receitas geradas via App Store e outras reparações, a Apple contra-ataca a Epic Games que, ainda há pouco tempo, prosseguiu a via judicial acusando a gigante norte-americana de monopólio.
A Apple contra-ataca a Epic Games
Segundo a agência Reuters, a ação da Apple surge como resposta à tomada de posição da Epic Games. A disputa arrasta-se desde agosto último quando a responsável pelo Fortnite lançou o seu próprio sistema de pagamentos dentro da aplicação.
O objetivo passava por contornar aquilo a que chamaram prática monopolista da Apple, cobrando uma comissão de 30% em todos os pagamentos e compras dentro da App Store. As ações de ambas intensificaram-se desde então, ainda sem final à vista.
Recentemente, a Apple bloqueou a conta da Epic Games na App Store, efetivamente impedindo-a de distribuir atualizações às suas aplicações. Em resposta, a Epic processou a empresa de Tim Cook por alegada violação das práticas e legislação concorrencial.
A Apple está disposta a trazer de volta o Fortnite à App Store
Na condição da Epic Games remover a opção de pagamentos diretos dentro da aplicação e concordar com os seus Termos e Condições. Como seria de esperar, a Epic recusou esta proposta que reporia o antigo status quo.
Entretanto, a versão existente do Fortnite continua a funcionar nos iPhone e iPad, tal como o sistema de pagamentos da Epic. No que lhe concerne, a Apple foi autorizada a impedir a distribuição de novos títulos da Epic enquanto o caso estiver na justiça.
Agora, ao entrar na última terça-feira (8) com um pedido de indemnização e reparação pelos lucros cessantes, a Apple intensifica a disputa judicial. A quantia pedida pela gigante norte-americana não foi divulgada, mas compreende vários fatores.
Além das receitas de que foi privada, a Apple exige reparações pelos danos causados à sua reputação quando milhões de jogadores se viram frustrados com os seus equipamentos. Em causa está também a paródia feita pela Epic à empresa de Cupertino.
Por fim, a Apple visa ainda que a instância judicial force a Epic Games a desativar o seu sistema de pagamentos dentro da aplicação Fortnite nos dispositivos iOS e iPadOS.
Editores 4gnews recomendam:
- Apple e Google baniram a aplicação do Fortnite das suas lojas de aplicações! Eis a razão
- Apple bane Fortnite de todas as plataformas, até mesmo para programadores!
- Epic Games, dona do Fortnite, processou a Google e a Apple! Começou a novela!