Há vários anos que as notícias dão conta de que a Apple quer colocar a tecnologia do Face ID por baixo do ecrã do iPhone. Tal é suportado por várias patentes submetidas pela empresa, mas ainda não vimos a sua implementação em nenhum equipamento.
Isso poderá mudar em breve, já que a Apple parece ter encontrado a solução para o seu maior entrave. Uma nova patente submetida pela empresa explica como ela poderá fazer passar a luz infravermelha necessária pelo ecrã de forma eficaz.
Apple quer remover parte dos pixels do ecrã para que o Face ID possa funcionar
A patente em causa foi descoberta recentemente pela Patently Apple. Esse documento explica como a remoção dos subpixels pode ser a solução que a Apple procura há imenso tempo.
Para começar, importa explicar como funcionam os pixels. Estes são compostos por diferentes emissores de luz para as cores verde, azul e vermelho. Cada um destes emissores de luz são considerados os tais subpixels.
É a mistura destes diferentes emissores de luz que permite que cada pixel emita a cor pretendida. Na patente agora descoberta, a Apple afirma que é possível remover uma dessas partes para que a luz infravermelha do Face ID possa passar pela falha em questão.
O documento explica ainda que a remoção de um subpixel não será notória para o utilizador. Isto porque a Apple só eliminará um subpixel que esteja próximo de um semelhante para que essa ausência seja compensada.
Esta abordagem será complementada pela remoção da fiação associada a cada subpixel. Como cada um deles tem a sua própria fiação, a remoção deste componente não irá afetar o desempenho e qualidade dos restantes.
A Apple afirma ainda que poderá remover pequenas partes da malha sensível ao toque sem comprometer a sua qualidade. No fundo, o objetivo é aumentar a área disponível para que a luz infravermelha possa passar pelo ecrã.
O objetivo da Apple em oferecer um iPhone com um ecrã sem interrupções não é novo, mas está a demorar a concretizar-se. Ainda não podemos afirmar que será nos iPhone 17 que tal ambição se concretizará, mesmo tendo em conta que a Apple está mais próxima dessa meta que nunca.
O analista Jeff Pu sugeriu anteriormente que o Face ID embutido no ecrã poderia ser a principal novidade do iPhone 17 Pro Max. Teremos de aguardar até setembro para ver se essa tese se concretiza.