
Já lá vai sensivelmente um ano desde que a Apple desvendou a última geração do iMac. Desde então, nunca mais ouvimos nada sobre este produto, mas parece que a empresa está já a pensar no seu sucessor.
De acordo com um relatório da publicação The Elec, a Apple já deu início ao processo de desenvolvimento de uma nova versão deste tudo-em-um. A grande novidade é que ele contará com uma nova tecnologia de ecrã.
Próxima versão do iMac poderá contar com um ecrã OLED
Segundo a fonte indicada, a Apple já contactou a Samsung e a LG relativamente a ecrãs OLED que poderão ser utilizados num iMac. Este contacto inicial terá como objetivo recolher as primeiras especificações e outras informações relevantes sobre esse produto.
Isto é o que as empresas fazem normalmente quando dão início ao processo de desenvolvimento de um produto. Com isto, a Apple pretende conhecer as condições da Samsung e da LG para um eventual fornecimento desse importante componente para o futuro iMac.
Novo iMac ainda pode demorar alguns anos
Se os fãs estão já certamente entusiasmados com a perspetiva de um iMac com um ecrã OLED, a fonte deixa uma grande ressalva. Segundo a The Elec, ainda não existe tecnologia fiável o suficiente para produção em massa de painéis RGB OLED de dimensões entre as 20 e as 30 polegadas.
Para equipamentos de menores dimensões, como é o caso do iPad ou do iPhone, já existe produção suficiente. No entanto, para um eventual iMac de 24 polegadas – como o atual – isso ainda não é possível.
A fonte prevê, no melhor cenário, a conclusão deste desejado iMac para 2027 ou 2028. Isto significa que, se tudo correr bem no processo de desenvolvimento, ainda teremos de aguardar dois anos pelo lançamento deste produto.
Contudo, podem surgir contratempos pelo caminho e isso pode significar que o iMac com ecrã OLED só será lançado em 2028 ou 2029. Ou seja, não teremos este modelo nas lojas tão cedo.
De igual modo, nada nos garante que a próxima geração do IMac já venha com ecrã OLED. Quero com isto dizer que a Apple poderá lançar uma atualização intermédia, com um ecrã LED, e só mais tarde fazer a transição para o OLED.
Essa transição faz todo sentido, pois outros produtos do seu portefólio já fizeram ou farão a mudança para esta tecnologia. Assim sendo, tudo indica que será apenas uma questão de tempo até que esta mudança aconteça.
