Apple prepara um último Mac ainda com processador da Intel

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Foi a meados de 2020 que a Apple anunciou uma revolução para os seus computadores Mac. Com o lançamento do M1, a empresa americana lançou-se também no desenvolvimento de processadores próprios que substituiriam os semelhantes da Intel nos seus computadores.

A transição para os Apple Silicon deveria ficar concluída em 2022, porém, novos rumores apontam que tal não se verificará. Isto porque é avançado que a Apple lançará uma última versão do Mac Pro com processadores Intel.

Mac Pro de 2022 terá uma versão com processador da Intel

O novo rumor indica que a Apple prepara a apresentação de dois Mac Pro em 2022. Um deles será uma remodelação completa desta máquina de trabalho, com um novo design e um processador Apple Silicon.

Todavia, existirá outra versão do Mac Pro equipada com um processador Intel Xeon Scalable. Este modelo herdará o design do modelo atualmente no mercado, portanto, teremos apenas uma atualização dos seus componentes.

Segundo a Intel, o processador apontado para esta versão do Mac Pro conta com "desempenho avançado, segurança, eficiência e aceleração de IA integrada para lidar com cargas de trabalho de IoT e IA mais poderosa."

Outra das razões que poderá levar a Apple a optar por lançar um Mac Pro com processador Intel tem que ver com a emulação de aplicações. Visto que os processadores Apple Silicon possuem uma arquitetura diferente, a empresa implementou o emulador Rosetta 2 para converter apps para os seus novos processadores.

Para a maioria dos utilizadores este processo não apresenta desvantagens visíveis no seu trabalho. Contudo, a Apple estará algo receosa que a emulação possa comprometer as tarefas dos profissionais mais exigentes, por isso, continuará a oferecer uma opção Intel para os mais desconfiados.

Já no que concerne ao Mac Pro redesenhado, este será lançado com um novo design. Ademais, contará com uma variante do processador M1 Max com 32 núcleos de alto desempenho e 128 núcleos gráficos.

Nada do que aqui é noticiado foi oficializado pela Apple, portanto, temos de esperar pela apresentação do produto para ter certezas. Com efeito, deita uma pitada de sal nestas informações.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple é líder global de smartphones 5G ultrapassando Xiaomi e Samsung
  • Apple deixará de suportar estes iPhone a partir do iOS 16
  • iPhone 15 terá uma das maiores novidades na câmara destes smartphones
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.