Apple prepara-se para colocar ainda mais RAM no iPhone

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A Apple nunca deu grande destaque à quantidade de memória RAM empregue nos seus smartphones, mas a verdade é que a mesma tem aumentado nos últimos anos. Por exemplo, todos os iPhone 16 têm 8 GB de RAM, mas a empresa quer mais.

De acordo com rumores veiculados por Mobile Chip Expert, na Weibo, a Apple irá lançar colocar 12 GB de RAM num dos seus futuros iPhone. Ainda assim, este salto não deverá acontecer no próximo ano.

iPhone 18 Pro deverá ser o primeiro com 12 GB de RAM

Ele refere que este aumento na memória RAM do iPhone deverá acontecer em 2026. Isto significa que será na geração iPhone 18 que este salto se concretizará.

iPhone 16 Pro

Em boa verdade, é dito que, pelo menos, um desses equipamentos contará com 12 GB de RAM. Ou seja, tal só deverá acontecer nos modelos mais caros da linha, ou seja, nos modelos Pro ou Pro Max.

Este aumento na quantidade de memória RAM dos iPhone 18 será uma das consequências de um novo método de acondicionamento dos seus componentes. A Apple deverá optar por uma tecnologia que lhe permitirá acondicionar ainda mais componentes no mesmo chip.

Atualmente, ela usa uma tecnologia que lhe permite juntar componentes como o processador e a RAM no mesmo local. Em 2026, ela deverá optar por uma nova tecnologia que permitirá o acondicionamento de ainda mais componentes no mesmo chip.

Essa tecnologia permitirá ainda melhorar o desempenho dos seus componentes e a sua eficiência energética. Isso significa que também os processadores A20 e A20 Pro beneficiarão desta transição, oferecendo um desempenho ainda melhor.

O último aumento na quantidade de memória RAM do iPhone tem um culpado: a Apple Intelligence. Um representante da empresa já o confirmou em entrevista, dizendo que foi necessário dar o salto para os 8 GB para que os iPhone 16 fossem compatíveis com estes recursos de inteligência Artificial.

A contínua aposta da Apple neste detalhe pode ser um indicador de que a Apple Intelligence poderá ficar ainda mais exigente no futuro. Ainda assim, esse é um pormenor que só poderemos confirmar nos próximos anos.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.