A Apple reduzirá as margens do ecrã ou bezels nos modelos iPhone 15 Pro em até 30% face à geração atual, os iPhone 14. O resultado? Teremos novos Apple iPhone com margens de apenas 1,5 mm de espessura a aumentar a sua elegância geral.
Temos gradualmente mais informações sobre os iPhone 15. São já vários rumores que nos permitem ter uma boa ideia do que esperar destes telemóveis iOS. Seja a nova porta USB-C, processador A17 Bionic, câmaras de 48 MP em todo a gama e até a redução das margens para tornar estes telefones mais elegantes.
Mais elegância com menos margens para os iPhone 15 Pro
As novidades foram agora avançadas pelo jornalista de tecnologia da agência Bloomberg, Mark Gurman na sua newsletter Power On dedicada sobretudo à gigante de Cupertino e respetivos desenvolvimentos. Aí, o jornalista avança a intenção da Apple em melhorar todo o desenho e aspeto geral dos seus smartphones.
A ambição última? Entregar um smartphone tão revolucionário como o iPhone original de 2007, ou como o iPhone X de 2017 com o seu visual disruptivo (a notch). Com efeito, a empresa liderada por Tim Cook ambiciona agora entregar-nos um telemóvel sem notch, com ecrã completo e sem a distração das margens ou bezels.
Para tal, a Apple deverá gradualmente ampliar as capacidades da notch com a Ilha Dinâmica, até poder simplesmente esconder as câmaras frontais e sensores FaceID de modo eficaz. Posto isto, para a geração de telemóveis a estrear em setembro, contamos já com uma redução de 30% no tamanho das margens de ecrã.
Redução de 30% nas molduras do ecrã para os iPhone 15 Pro
Segundo Mark Gurman, as margens destes telemóveis iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max terão um bezel máximo de 1,5 mm de espessura. Importa frisar que os modelos atuais têm 2,2 mm de espessura nas suas margens, pelo que será um avanço notório.
Para o utilizador, os próximos Apple iPhone terão uma aparência mais cuidada, com mais área para o ecrã e bezels ou moldura consideravelmente menor. Teremos, finalmente, margens ultra-finas, com mais espaço para o ecrã brilhar.
Todavia, Gurman avança também que os preços da gama iPhone 15 vão aumentar. Sobretudo para os modelos de topo, os Apple iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max, com novos valores para o mercado doméstico dos Estados Unidos da América.
Inevitáveis aumentos de preços para os novos iPhones
Numa outra tónica, este aumento será também justificado com os novos sistemas de câmaras fotográficas, com mais capacidades de ampliação ótica (zoom ótico), além da utilização do titânio na sua construção. Com efeito, para os modelos Pro poderemos ter este metal ainda mais leve a substituir o aço inoxidável que tem sido usado nos modelos mais caros.
Gurman sustenta ainda este aumento de preços com o caso do Apple Watch Ultra que emprega este mesmo material e, também ele, trouxe um novo preço consideravelmente mais elevado que os demais modelos de Apple Watch. O precedente estará assim aberto e estabelecido com o atual relógio topo de gama da empresa.
São pelo menos 6 as novidades esperadas para os iPhone 15
Até ao momento, tal como aponta a mesma fonte, contamos com as seguintes alterações e novidades para os iPhone 15:
- O titânio será o novo material de construção (estrutura) para os iPhone 15 Pro
- Os iPhone 15 Pro terão um novo botão de ação (antigo interruptor das notificações / perfis de som)
- Os iPhone 15 Pro serão mais fáceis de reparar / substituir componentes
- O iPhone 15 Pr Max terá uma nova ótica periscópica para maior capacidade de zoom ótico
- Todos os Apple iPhone 15 terão agora a porta USB do Tipo C
- Os iPhone 15 terão o processador A16 Bionic, ao passo que os iPhone 15 Pro terão o A17 Bionic
Em suma, contamos com a apresentação oficial dos iPhone 15 e iPhone 15 Pro durante o próximo mês de setembro. Só aí saberemos o quão verídicos são estes rumores, ainda que grande parte seja já concordante.
Para este ano a Apple espera vender cerca de 85 milhões de novos telemóveis iOS com a sua produção em massa a começar no próximo mês de agosto.
Editores 4gnews recomendam: