
O reinado dos ecrãs de tecnologia LTPO nos smartphones da Apple começou com o iPhone 13 Pro. Esta tecnologia possibilitou a introdução dos ecrãs ProMotion, o que significa que a sua taxa de atualização pode variar entre 1 Hz e 120 Hz.
Como a tecnologia está em constante evolução, estes ecrãs preparam-se para serem substituídos por uma nova tecnologia. De acordo com um relatório da ET News, a Apple prepara-se para saltar para os ecrãs HMO.
O que são os ecrãs HMO e quais as suas vantagens
Antes de mais nada, importa clarificar que a sigla HMO significa High Mobility Oxide ou Óxido de Alta Mobilidade, em português. Mas o que mais interessa ao nosso leitor é como isso irá melhorar a sua experiência.
Ora, a mudança dos ecrãs LTPO para os ecrãs HMO traz consigo várias vantagens. Segundo o que se sabe, as melhorias serão notórias sobretudo em três vertentes.
Em primeiro lugar, os ecrãs HMO permitirão o desenvolvimento de ecrãs com resoluções superiores. Com o expectável lançamento do primeiro iPhone dobrável, estes painéis vão começar a crescer e com este tipo de ecrã a Apple poderá aumentar a dimensão dos seus ecrãs mantendo a sua nitidez.
Em segundo lugar, os ecrãs HMO são mais eficientes energeticamente face aos ecrãs LTPO. Esta é uma evolução que agradará a todos e terá um impacto ainda mais significativo se a Apple os aliar às novas baterias de carbono-silício.
Por fim, é dito que estes novos ecrãs são mais baratos. Com o preço de outros componentes a subir anualmente, um corte nos custos de produção dos ecrãs dos iPhone pode ser o suficiente para impedir que os seus preços continuem a subir.
Será esta a nova tendência do mercado?
É difícil responder já a esta questão, mas há uma forte probabilidade de isso acontecer. É costume que as diversas empresas do ramo tecnológico se apressem a replicar as escolhas da Apple e neste caso não deverá ser diferente.
Apesar de ser uma tecnologia prometedora, ainda é cedo para prever quando será lançado o primeiro iPhone com ecrã HMO. Essa transição ainda poderá demorar alguns anos, por isso, vamos manter-nos atentos às notícias sobre o tema.
🏆 Prémios 4gnews 2025
Vota nos teus favoritos e ganha prémios incríveis.
👉 Votar agora
