Apple poderá abandonar os processadores da Intel nos seus Mac já em 2021

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Há muitos anos que os computadores da Apple usam processadores da Intel, mas esta parceira poderá começar a desmoronar já em 2021. Isto é o que o analista Ming Chi-Kuo prevê no seu mais recente relatório.

De acordo com as suas previsões, a Apple irá lançar o seu primeiro computador com processador ARM dentro de 12 a 18 meses. Isto porque a empresa americana quer também equipar os seus PC´s com processadores próprios.

Esta teoria não é nova, tendo o mesmo Ming Chi-Kuo falado nisso pela primeira vez em 2018. Dois anos depois dos primeiros rumores, tudo aponta que já não faltará muito para que isso se concretize.

Apple irá adotar a plataforma ARM também nos seus computadores

O processador que a Apple estará a desenvolver é baseado na arquitetura ARM, tal como os iPhone, iPad e Apple Watch. Isto significa uma mudança de fundo no seu segmento de informática que influenciará os programas que poderás instalar.

Os processadores Intel usam a arquitetura x86, logo programadas desenvolvidos para ela não irão funcionar num processador ARM. Isto restringe bastante o leque de programas compatíveis com este novo Mac, pelo menos numa fase inicial.

Vantagens de um Mac com processador ARM

Nem tudo são más notícias com a transição para a arquitetura ARM. Como temos visto nos computadores Windows, este género de processadores traz grandes benefícios para a sua autonomia.

Além disso, com a Apple a desenvolver os seus processadores, isso irá oferecer uma maior simbiose entre o hardware e o software.Tal como acontece nos iPhone, fará com que os seus produtos tenham um desempenho mais otimizado, já que é a Apple quem controla todo o processo de desenvolvimento.

É óbvio que a Apple não fará uma transição destas de um dia para o outro. Caso esta mudança venha a concretizar-se, ela irá oferecer tempo suficiente aos programadores para estes adaptarem as suas criações à nova plataforma. Por isso, não será de estranhar se na edição deste ano da WWDC, ou na do próximo, a Apple mencione o assunto.

Editores 4gnews recomendam:

  • iPhone receberá uma novidade inspirada no iPad graças ao iOS 14
  • Apple é obrigada a atrasar o lançamento do iPhone 9!
  • iOS 14 pode concretizar um sonho antigo dos utilizadores da Apple. E isso é ótimo
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.