Apple pode recorrer a um “truque” para tornar os iPhones mais poderosos

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

A Apple quer dar aos futuros iPhones mais poder IA. E para que isso aconteça aliou-se à sua rival Samsung que será a responsável por todo o processo.

A solução já foi encontrada e consiste num truque aparentemente simples: separar a RAM dos processadores.

Solução fornece mais rapidez, poder e menos aquecimento nos terminais

iPhone 16 Apple Intelligence
Apple quer otimizar o hardware para dar mais poder IA aos iPhones Crédito@Apple

Atualmente, a maioria dos smartphones têm a RAM no mesmo chip do processador, mas a Apple quer separá-los para dar mais poder IA aos seus smartphones icónicos.

As vantagens são duas. Em primeiro lugar, esta separação permite que o acesso à memória RAM seja mais rápido, o que é em tudo vantajoso para executar as tarefas exigentes relacionadas com Inteligência Artificial. Assim, é possível obter mais poder de desempenho e maior velocidade na concretização da tarefa.

Em segundo lugar, esta separação pode também evitar que os terminais aqueçam até temperaturas escaldantes. O que, como se sabe, afeta negativamente o desempenho dos smartphones.

O grande desafio é o tamanho

Mas, desde logo, há um desafio que tem de ser superado. Separar os dois componentes pode traduzir-se em mais componentes que precisam de mais espaço e, consequentemente, tornar o iPhone menos elegante.

Por causa das alterações nas dimensões, a Apple terá já rejeitado a ideia de usar o tipo de memória de alta largura de banda (HB) que é usada em servidores. Tudo porque este componente não pode ter as medidas que a empresa de Cupertino deseja.

Mais: esta solução iria também consumir muita energia de bateria e a Apple é bastante rígida nesse ponto. Daí a boa fama dos iPhones no que respeita à autonomia fornecida.

Todas estas informações chegam através da publicação sul-coreana The Elec que avança ainda que a Samsung já começou a sua pesquisa neste campo para que esta solução possa ser implementada em 2026, na geração iPhone 18.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt