Apple perde liderança na China para a Oppo

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

De acordo com o último relatório de vendas do grupo de análise de mercado Counterpoint, o smartphone da Apple, pela primeira vez desde 2012 viu o seu trono a ser ocupado de assalto pela fabricante Oppo, naquela que é a segunda maior economia mundial.

O iPhone 6s, o telefone mais vendido da Apple na China, vendeu 12 milhões de unidades em 2016, o que representa apenas 2% do total de smartphones vendidos na totalidade. À sua frente está, o flagship da Oppo, o Oppo R9, que vendeu quase 17 milhões de equipamentos, o que significa 4% do marketshare daquele pais.

Não percas: Apple tem agora a possibilidade de trazer ecrãs flexíveis para o iPhone

A estratégia da fabricante chinesa passa por oferecer equipamentos com características de topo a um preço bem mais apetecível que os smartphones das grandes lideres de mercado. Quem é que não quer ter acesso a tecnologia de ponta a um preço bem mais acessível?

Os analistas de mercado, Counterpoint, referem que é a primeira vez que o iPhone cai da liderança apesar das exportações para aquele pais estarem a crescer 6% ao ano, o que se traduz no ano de 2016 de 465 milhões de unidades enviadas.

Vê ainda: BlackPods – os AirPods em preto sem o carimbo da Apple

Os analistas referem ainda mesmo que “As vendas do iPhone 6S durante o último ano foram negativas, isto porque o público estava interessado no novo iPhone 7 que saiu no último trimestre de 2016”.

No entanto, as expectativas mantém-se em alto apesar da fragilidade dos números de vendas, tudo isto graças aos rumores que estão a ser feitos quanto ao lançamento do iPhone 8.

A Apple encara uma concorrência mais feroz do que nunca. De um lado temos a Samsung e Google a atacar o mercado americano, depois temos a Huawei a atacar o mercado europeu e asiático e empresas como a Oppo começam também cada vez mais a ter sucesso no país de origem.

O iPhone 7 não foi um revolucionário no sector mobile, mas os amantes da maçã trincada acreditam que o próximo iPhone será aquilo que todos esperam, a ver vamos!

Outros assuntos relevantes:

Oppo Find 9: novo rumor indica um Snapdragon 835, 6GB RAM e mais!

Está marcado um novo evento de Gaming em Portugal

Alcatel apresentará cinco smartphones na MWC, um deles modular

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.