A Apple é uma das empresas tecnológicas mais influentes do mundo. Ainda assim, nem todas as suas decisões são consensuais. Por exemplo, a remoção por completo do Touch ID do iPhone X deixou muita gente inquieta.
Na edição comemorativa dos dez anos de iPhone, a empresa de Cupertino optou por adotar apenas o reconhecimento facial. O Face ID deixou muita gente inquieta face à sua segurança, porém, a Apple referiu que o mesmo seria bastante mais seguro que o da concorrência.
Vê ainda: Huawei Mate 20 com possíveis especificações e preço revelados
Mais ainda, a empresa referiu na mesma ocasião que o Touch ID não iria regressar aos equipamentos Apple. Uma prova disso é a especulação de que o novo iPad irá também abandonar essa tecnologia em favor do Face ID.
Porém, nem sempre podemos confiar a cem porcento naquilo que a empresa de Cupertino diz. E neste caso em particular acredito que muita gente ficará agradada caso ela volte com a sua palavra atrás.
Apple quer colocar o Touch ID por baixo do ecrã de futuros iPhone
Uma nova patente submetida pela Apple traz a esperança de um futuro em que o Touch ID regressará aos iPhone. Contudo, a tecnologia não será a mesma que vimos ao longo destes anos.
Segundo o que avança a Patently Apple, a empresa de Cupertino está a trabalhar numa solução para colocar um leitor de impressões digitais debaixo do ecrã do smartphone. Assim, a empresa poderá manter o design sem margens do iPhone X e ressuscitar uma das suas tecnologias mais populares.
Aquilo que esta patente nos mostra é um mecanismo semelhante ao sensores óticos que temos visto ultimamente. Neste caso a Apple colocaria várias câmaras debaixo do ecrã do iPhone para mapear o dedo do utilizador.
Claro que estas não seriam visíveis ao utilizador. O seu objetivo seria criar uma imagem 3D do dedo do utilizador com o intuito de o autenticar. Tudo isto bastando a este colocar o seu dedo em cima do ecrã do seu iPhone.
Desta forma, seria possível trazer de novo ao mercado o famoso Touch ID. Isto, claro, sem ter de voltar a colocar um botão físico na parte frontal do equipamento, permitindo-lhe manter um design sem margens como temos hoje.
Importa referir que a submissão desta patente não significa que a mesma venha a ser empregue em futuros modelos. A Apple tem um departamento de Pesquisa e Desenvolvimento bastante ativo e esta é só uma das suas últimas invenções. Mas esperemos que a mesma se possa materializar.
Assuntos relevantes na 4gnews:
Motorola confirma quais os smartphones a receber o Android Pie 9.0
Google: Android Pie retira característica que muitos utilizadores apreciam
Xiaomi Mi A2 recebe atualização que dará à câmara novas capacidades
Via