Apple patenteia nova forma de por fim à notch nos seus ecrãs

Carlos Oliveira
Apple notch
A norte-americana está já a estudar formas de abolir a notch

A Apple pode não ter sido a primeira a lançar um smartphone com uma notch, mas foi aquela que popularizou este design. Este peculiar traço estético fez a sua aparição no iPhone X, apresentado em 2017 e rapidamente se espalhou pelo mercado.

Desde então que a grande maioria das construtoras Android seguiram o exemplo da Apple. No entanto, estas vieram a ser criticadas por não imitar por completo o design da empresa de Cupertino. Aqui, as criticas prendem-se com a margem inferior que simplesmente não existe no iPhone X e posteriores.

Vê ainda: Apple iPhone XR arranca com o pé direito ainda em fase de pré-venda

Ainda assim, a notch é uma imperfeição de design que, mais cedo ou mais tarde, será colmatada. São já várias as patentes que nos mostram um futuro sem este recorte ou entalhe, portanto, será uma questão de tempo até que tudo isto seja passado.

Agora é a vez da Apple nos mostrar a sua visão para um futuro em que os smartphones se verão livres da notch. A solução aqui registada pela norte-americana faz-nos lembrar alguns renders que têm surgido pelos meios habituais.

Apple irá ver-se livre da notch. Mas de que forma?

Com efeito, aquilo que a recente patente da Apple nos mostra é um ecrã com pequenos orifícios. Estes, como deves imaginar, são destinadas ao alojamento de componentes como a câmara frontal e os requeridos para o Face ID.

Para esse fim, a empresa de Cupertino irá operar pequenos furos no ecrã dos seus smartphones. Estes serão então destinados a albergar os diversos componentes que farão parte das funcionalidades que acima foram descritas.

Em conformidade com a patente agora conhecida, a Apple irá fazer uso de uma pequena broca para o efeito. Afim de preservar a integridade do restante do painel, este será protegido com pequenas porções de material almofadado em redor do orifício a ser criado.

Assim sendo, estaríamos a olhar para um ecrã com vários orifícios de pequena dimensão na sua parte superior. Pequenos recortes nos quais seriam albergados todo o qualquer componente necessário para diversas funcionalidades de um futuro iPhone sem qualquer notch.

Embora a Apple tenha submetido esta abordagem para patente, é plausível que a mesma nunca venha a ser utilizada. Recorde-se que muito recentemente a sua rival Samsung patenteou forma de albergar sensores semelhantes por debaixo do ecrã.

Ou seja, a sul-coreana terá em mãos uma solução bem mais elegante para o problema da notch. Desse modo, é possível que a Apple venha a aguardar pelo desfecho do desenvolvimento desta tecnologia para também ela a utilizar nos seus produtos.

Editores 4gnews recomendam:

Aptoide: empresa portuguesa vence nova ação face à Google

OnePlus lançará um smartphone com 5G já em 2019

YouTube pode asfixiar pequenos youtubers na Europa devido ao Artigo 13

Fonte | Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.