A Apple realizou uma atualização significativa nas diretrizes da sua App Store. Trata-se de uma mudança que pretende fazer cumprir a acusação de anti-direcionamento imposto pela Comissão Europeia.
As aplicações de streaming de música como o Spotify passam a ter luz verde para incluir links ou botões de compra que direcionam os utilizadores para os respetivos websites. Lá podem encontrar opções alternativas de compra de música. Esta mudança, no entanto, está limitada ao Espaço Económico Europeu.
Apps de streaming passam a poder usar links de compra para os seus websites
Com esta atualização, as aplicações de streaming de música poderão utilizar as chamadas Music Streaming Services Entitlements. Estas dão aos utilizadores um link direto para o website do desenvolvedor.
Este link poderá incluir informações detalhadas sobre diferentes métodos de compra de conteúdos ou serviços musicais digitais. Além disso, as aplicações podem convidar os utilizadores a fornecerem o seu endereço de email. Isto com o propósito de enviar-lhes um link para adquirir conteúdos ou serviços musicais.
A mudança surge após uma multa de dois mil milhões de euros imposta pela Comissão Europeia à Apple em março. Esta deveu-se a práticas consideradas anticompetitivas contra serviços rivais de streaming de música.
A Apple expressou a intenção de recorrer da decisão. Foi acusada de manipular as regras da App Store no seu benefício. A empresa refutou a alegação, argumentando que empresas como o Spotify querem beneficiar-se das ferramentas e tecnologias da Apple sem qualquer custo associado.
Passa a haver abertura para emuladores de jogos
Além das mudanças nas regras para serviços de streaming de música, a Apple anunciou uma novidade que permite a presença de emuladores de consolas de jogos retro na App Store. E esta é uma decisão aplicável globalmente.
As novas diretrizes permitirão que as aplicações de jogos de emuladores retro entrem na loja, bem como mini aplicações e mini jogos baseados em HTML5, jogos de streaming, chatbots e plug-ins.