Apple pagou 2 mil milhões à Nokia por usar patentes da finlandesaA Nokia voltou em força este ano, tão em força que já arranjou forma de “extorquir” 2 mil milhões à Apple. A Nokia, para além da Motorola, é uma das empresas com mais patentes registadas em seu nome.

A empresa finlandesa foi durante muitos anos a rainha do mundo mobile. Essa vantagem deu-lhe a possibilidade de desenvolver tecnologias que outras empresas nunca tiveram a oportunidade.

Vê ainda: Huawei Mate 10 será um grande concorrente ao iPhone 8

   

Embora ainda esteja numa fase embrionária nos smartphones Android, a Nokia é dona de centenas (se não milhares) de patentes Wireless para smartphones e telemóveis, ou seja, tecnologia que permite ao equipamento estar ligado a uma rede e fazer chamadas.

Nokia 2 Smartphone

No relatório de contas da empresa europeia contava com uma alínea indicando “pagamento avançado de aproximadamente 1.7 mil milhões”. Quando esclarecido ao website Nokiamob, a equipa relações públicas indicou que este pagamento se devia a um acordo de pagamento por parte da Apple sobre as suas patentes.

Nokia ganha uns “trocos” fortes com acordo da Apple

Este acordo chegou em maio e refletiu nos lucros da empresa no segundo trimestre de 2017.

A Nokia está cada vez mais forte no mercado e merece uma atenção redobrada. Depois de ter lançado uns gama-média e gama-baixa para as prateleiras, está na hora de vermos o Nokia 8, topo de gama da empresa, que deverá ser revelado já em agosto.

Espera-se que este Nokia 8 possa fazer frente aos flagships da do mundo, incluíndo os iPhones da Apple.

É verdade que a Nokia ainda tem um longo caminho a percorrer, depois do divórcio com a Microsoft, a empresa europeia precisa de mostrar que não está aqui “para ver os outros andar”. A liderança depende da agressividade da marca no mercado, veremos até que ponto terá um final feliz.

Outros assuntos relevantes:

Galaxy S8 Active copiará uma característica do Motorola Moto Z2 Force

Facebook, WhatsApp e Messenger dominam panorama de redes sociais

Motorola Moto X4 – Smartphone custará cerca de €350 euros na Europa