Apple pede segredo máximo até à chegada dos novos tablets iPad mini 6

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A tecnológica de Cupertino confirmou o dia 14 de setembro como a data escolhida para o seu próximo evento de lançamento de produtos. Entretanto, o jornalista Mark Gurman da Blooberg veio a público dando conta da existência do Apple iPad mini 6, bem como um novo modelo de iPad de entrada. Teremos, portanto, novos tablets iPadOS a chegar em meados de setembro.

O evento foi apelidado de California Streaming numa alusão ao clássico dos The Mamas & The Papas. Aí ficaremos a conhecer não só os novos iPhone 13, como também o novo Apple Watch Series 7 e novos modelos de iPad. Entre estes, teremos o iPad mini 6, a sexta geração deste tablet compacto e mais acessível.

Os novos produtos Apple são apresentados a 14 de setembro

Gurman avisa que os próximos tablets podem chegar atrasados ao mercado, fruto da escassez de componentes que se faz sentir. Em concreto, para a oitava geração de iPad, a data de entrega foi adiada consideravelmente para meados de outubro nos EUA.

Assim sendo, Gurman acredita que no próximo evento também teremos os sucessores para este modelo base. Mais concretamente, poderemos ficar a conhecer a nona geração dos iPad, apontada sobretudo, de acordo com Gurman, para os estudantes.

O seu design - do iPad de nona geração - deverá manter-se inalterado, ou com poucas diferenças face ao produto atual. Com efeito, poderá adotar um design mais similar ao atual iPad Air com linhas mais discretas e um ecrã de 10,2 polegadas.

A espessura deste iPad pode chegar aos 6,3 mm, tornando-o bastante fino. Já o seu peso é apontado para as 490 gramas, sendo muito similar ao modelo atual. Para este modelo a Apple pode vir a usar o processador A14 Bionic de 5 nm apresentado em 2020.

Podemos vir a ter a nona geração dos tablets iPad

Os rumores sugerem ainda a possibilidade de a Apple aumentar a memória RAM de 2 GB para 4 GB no novo modelo. A isto soma-se a indicação de 64 GB de armazenamento interno na versão base e não os 32 GB que encontramos na geração atual.

Por fim, Gurman acredita que o iPad de nona geração terá também o botão Home com o Touch ID incorporado. Desse modo, os utilizadores continuarão a poder desbloquear o tablet com recurso às impressões digitais.

O novo iPad mini (2021) de 6.ª geração também deve chegar a 14 de setembro

O Apple iPad mini (2021) deve utilizar uma porta USB-C em vez da porta proprietária da Apple, a ligação Lightning. As informações são avançadas pelo analista Ming-Chi Kuo da agência TF International, fonte prolífera de informações alusivas à Apple.

O coração deste novo tablet será o A15 Bionic de última geração, o mesmo SoC que encontraremos nos iPhone 13. Desse modo, podemos contar com o último grito na litografia da TSMC a 5 nm para a produção destes chips para o final de 2021.

Acredita-se ainda que o iPad mini (2021) traga um ecrã de 7,9 polegadas com display True Tone e resolução de 2048 x 1536 pixeis para uma ótima densidade de 326 pixeis por polegada (ppp). A isto soma-se a presença de 4 GB a 6 GB de memória RAM e 64 GB a 256 GB de armazenamento interno.

O próximo "mini" pode suportar a stylus Apple Pencil

Espera-se ainda que este novo "mini" venha a suportar a Apple Pencil 2 para maior produtividade. Terá também uma câmara 8 MP na traseira e câmara de 7 MP na parte frontal para mediar as videochamadas FaceTime e selfies ocasionais.

Por fim, contamos com altifalantes estéreo neste novo tablet, bem como margens reduzidas para maximizar o impacto do ecrã. Agora, resta-nos aguardar pelo evento de apresentação de produtos Apple, ou pelas fugas de informação até lá.

Numa última nota, não temos informações antecipadas sobre o possível preço de venda ao público, nem quanto à sua disponibilidade.

Editores 4gnews recomendam:

  • OPPO A11S: eis as primeiras imagens do próximo smartphone barato da OPPO
  • CHUWI RZBox: o novo e poderoso Mini PC com CPU Ryzen-9 4900H
  • LG desenvolve ecrã capaz de resolver os principais problemas dos smartphones dobráveis
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.