Apple pede segredo máximo até à chegada dos novos tablets iPad mini 6

Rui Bacelar
Comentar

A tecnológica de Cupertino confirmou o dia 14 de setembro como a data escolhida para o seu próximo evento de lançamento de produtos. Entretanto, o jornalista Mark Gurman da Blooberg veio a público dando conta da existência do Apple iPad mini 6, bem como um novo modelo de iPad de entrada. Teremos, portanto, novos tablets iPadOS a chegar em meados de setembro.

O evento foi apelidado de California Streaming numa alusão ao clássico dos The Mamas & The Papas. Aí ficaremos a conhecer não só os novos iPhone 13, como também o novo Apple Watch Series 7 e novos modelos de iPad. Entre estes, teremos o iPad mini 6, a sexta geração deste tablet compacto e mais acessível.

Os novos produtos Apple são apresentados a 14 de setembro

Gurman avisa que os próximos tablets podem chegar atrasados ao mercado, fruto da escassez de componentes que se faz sentir. Em concreto, para a oitava geração de iPad, a data de entrega foi adiada consideravelmente para meados de outubro nos EUA.

Apple iPad 2020
As datas de entrega previstas para o Apple iPad (2020) atrasadas para meados de outubro.

Assim sendo, Gurman acredita que no próximo evento também teremos os sucessores para este modelo base. Mais concretamente, poderemos ficar a conhecer a nona geração dos iPad, apontada sobretudo, de acordo com Gurman, para os estudantes.

O seu design - do iPad de nona geração - deverá manter-se inalterado, ou com poucas diferenças face ao produto atual. Com efeito, poderá adotar um design mais similar ao atual iPad Air com linhas mais discretas e um ecrã de 10,2 polegadas.

A espessura deste iPad pode chegar aos 6,3 mm, tornando-o bastante fino. Já o seu peso é apontado para as 490 gramas, sendo muito similar ao modelo atual. Para este modelo a Apple pode vir a usar o processador A14 Bionic de 5 nm apresentado em 2020.

Podemos vir a ter a nona geração dos tablets iPad

The entry level iPad is showing “currently unavailable” and/or shipping delays into October. Apple tells retail employees not to speculate why to consumers. Any guesses why? JK. New ones are coming soon- thinner/faster etc. https://t.co/btCgvwDLbe pic.twitter.com/A1cpGHw1jo

— Mark Gurman (@markgurman) 8 de setembro de 2021

Os rumores sugerem ainda a possibilidade de a Apple aumentar a memória RAM de 2 GB para 4 GB no novo modelo. A isto soma-se a indicação de 64 GB de armazenamento interno na versão base e não os 32 GB que encontramos na geração atual.

Por fim, Gurman acredita que o iPad de nona geração terá também o botão Home com o Touch ID incorporado. Desse modo, os utilizadores continuarão a poder desbloquear o tablet com recurso às impressões digitais.

O novo iPad mini (2021) de 6.ª geração também deve chegar a 14 de setembro

Apple iPad mini (2021)
Representação digital (renders) do Apple iPad mini (2021).

O Apple iPad mini (2021) deve utilizar uma porta USB-C em vez da porta proprietária da Apple, a ligação Lightning. As informações são avançadas pelo analista Ming-Chi Kuo da agência TF International, fonte prolífera de informações alusivas à Apple.

O coração deste novo tablet será o A15 Bionic de última geração, o mesmo SoC que encontraremos nos iPhone 13. Desse modo, podemos contar com o último grito na litografia da TSMC a 5 nm para a produção destes chips para o final de 2021.

Acredita-se ainda que o iPad mini (2021) traga um ecrã de 7,9 polegadas com display True Tone e resolução de 2048 x 1536 pixeis para uma ótima densidade de 326 pixeis por polegada (ppp). A isto soma-se a presença de 4 GB a 6 GB de memória RAM e 64 GB a 256 GB de armazenamento interno.

O próximo "mini" pode suportar a stylus Apple Pencil

Apple iPad mini (2021)
Representação digital (renders) do Apple iPad mini (2021).

Espera-se ainda que este novo "mini" venha a suportar a Apple Pencil 2 para maior produtividade. Terá também uma câmara 8 MP na traseira e câmara de 7 MP na parte frontal para mediar as videochamadas FaceTime e selfies ocasionais.

Por fim, contamos com altifalantes estéreo neste novo tablet, bem como margens reduzidas para maximizar o impacto do ecrã. Agora, resta-nos aguardar pelo evento de apresentação de produtos Apple, ou pelas fugas de informação até lá.

Numa última nota, não temos informações antecipadas sobre o possível preço de venda ao público, nem quanto à sua disponibilidade.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.