Apple lança novo Beta do iOS 11 - Eis as novidades!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Anunciado na última conferência WorldWide Developers Conference (WWDC), o iOS 11 é a nova versão do sistema operativo da Apple para dispositivos móveis. Chegará ao grande público em setembro com a próxima geração de iPhone's e até lá poderá ser testado ao abrigo do Apple Beta Program.

Vê ainda: SnapMap - Já vais poder saber onde andam os teus amigos do Snapchat

Hoje, a Apple disponibilizou a segunda Beta, o segundo pacote do iOS 11 para que todos os utilizadores registados no programa de testes possam usufruir e avaliar as novidades. Esta atualização acrescenta uma considerável quantidade de novidades, otimizações, correções de erros - e claro que também surgirão alguns novos bugs. Contudo, é um grade pacote de software e valerá a pena testar este iOS 11. Eis as novidades!

2º Beta do iOS 11

Estas são as principais novidades do iOS 11 - Beta 2. Nos próximos dias é provável que mais funcionalidades fiquem disponíveis uma vez que todo este OS está a ser desenvolvido neste momento pela gigante de Cupertino.

  • "Não Perturbar Durante a Condução" - um novo separador foi adicionado nas definições deste importante programa. Esta funcionalidade será capaz de detectar quanto o teu iPhone está num veículo e limitará as notificações que receberás enquanto conduzes. Todas as chamadas recebidas serão permitidas se tiveres o teu iPhone emparelhado com um auricular ou sistema sem-fios via Bluetooth do carro.
Temos várias maneiras de personalizar e ativar esta funcionalidade, manualmente ou automaticamente. Podes também deixar esta decisão a cargo do teu iPhone para ativar o modo "Não Perturbar" quando ele detetar o sistema de Bluetooth do carro.
  • Selecionar texto das notificações. Bom, aqui não sabemos se isto se trata de uma nova características ou de um bug. De qualquer forma agora poderás seccionar e copiar o texto apresentado nas notificações. Sinceramente é uma funcionalidade que se poderá revelar útil em certas situações portanto espero que venha para ficar.
  • Novidades experimentais para o Safari - Agora poderás ativar certas funcionalidades experimentais no Safari tal como o pré-carregamento dos links "Link Preload", "WebGPU", "ViewPort Fit", "Constant Properties" e não só. Poderás encontrar estas funcionalidades em Safari - Avançado - Características Experimentais para ver a lista completa.
  • Centro de Controlo - O botão "Bluetooth" no centro de controlo deixar-te-á agora desconectar de um dispositivo emparelhado em vez de desativar completamente a conectividade Bluetooth como por exemplo no botão Wi-fi. Além disso, a opção de desativar o swipe up ou deslizar para cima para abrir o Centro de Controlo está de volta. Em Definições - Centro de Controlo no iOS 11.

Programa Beta permite aos utilizadores testarem as novidades do iOS 11

  • Mudanças na Dock do iPad - Agora poderás desativar as "Apps Recentes" que costumavam aparecer na lista de aplicações usadas. As apps que ali aparecerão podem agora ser escolhidas por ti. Vai a Definições - Geral - Multitarefa.
  • Guardar nos Ficheiros - Agora tens uma nova opção e funcionalidade no iOS 11 que te permite guardar documentos, fotos, ficheiros, etc, directamente na app Ficheiros.
  • Ditado - No iOS 11 Beta 2 temos agora suporte para reconhecimento de ditado no idioma Hindi. Definições - Teclados - Idiomas
  • Mudanças no ecrã de bloqueio- Aqui as mudanças são meramente cosméticas. Temos um novo e pequeno efeito de desfoque quanto puxas ou arrastas para ver o ecrã de bloqueio.

Estas são algumas das mais recentes novidades do iOS 11, de momento em modo "Dev" Beta. Já aderiste a este programa de testes da Apple para testar todas as novidades em primeira mão ou preferes esperar pelo pacote completo e estável que chegará em setembro - outubro?

Outros assuntos relevantes:

Cuidado: Mais aplicações apanhadas com Malware na PlayStore

Samsung Galaxy Note 8 poderá ser chegar mais cedo do que esperado

UMIDIGI Z1 Pro oferece uma bateria de 4000 mAh com menos de 7mm

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.