Apple finalmente introduz notificações agrupadas com o iOS 12

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A WWDC, conferência anual para programadores da Apple, arrancou hoje. Este é o evento predileto da empresa de Cupertino para nos dar a conhecer as novidades do seu software para cada ano. Uma conferência onde, finalmente, ficamos a conhecer o novo iOS 12.

Desde cedo que se especulou que esta versão do iOS não traria novidades de fundo. Aquilo que era dito é que a Apple iria focar-se mais na performance do que no design desta nova versão.

Vê ainda: Apple iOS 12: Todos os iPhone e iPad que receberão o novo sistema

E assim foi. O iOS 12 não traz qualquer novidade no seu aspeto, mas traz-nos grandes melhorias de performance. Tudo para que até os equipamentos mais antigos possam usufruir de um desempenho de alto nível.

Mas uma das principais novidades do dia de hoje tem que ver com as notificações do sistema operativo da Apple. Depois de muita espera por parte dos utilizadores, eis que o iOS 12 traz, finalmente, notificações agrupadas.

Apple iOS 12 irá agrupar todas as notificações que recebas

Este era um dos calcanhares de Aquiles que podíamos apontar ao sistema operativo da Apple. A forma como o mesmo geria as notificações dos seus utilizadores estava completamente fora do seu tempo.

Até agora, as notificações no iOS eram uma verdadeira bagunça. As mesmas eram mostradas sem qualquer tipo de organização. Tudo amontoado no ecrã inicial, fazendo com que facilmente se perdesse alguma novidade interessante no meio.

Pois bem, esse cenário será coisa do passado assim que chegar o novo iOS 12. A partir de agora, verás as tuas notificações serem agrupadas no ecrã inicial do teu iPhone ou iPad.

Estas passarão a estar organizadas não só por aplicação, mas também por tópicos. Clicando num particular grupo de notificações, poderás ver uma determinada notificação que maior atenção requeira. Mais ainda, poderás gerir um grupo completo com um simples swipe para a esquerda.

Tudo isto faz parte de uma nova política da Apple para limitar as nossas distrações. Com o agrupamento das nossas notificações, a empresa quer fazer com que nos foquemos naquilo que realmente é importante.

Assuntos relevantes na 4gnews:

FaceTime finalmente tem chamadas de grupo no Apple iOS 12

Xiaomi Mi 8 vs OnePlus 6 – duas escolhas certas no mercado Android

ASUS ROG Phone é oficial! Smartphone perfeito para os jogadores?

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.