Continuam as notícias à volta dos planos da Apple para a integração de ferramentas de Inteligência Artificial nos seus sistemas e nos seus dispositivos.
Desta vez é a Meta Platforms, empresa-mãe do Facebook, a entrar em negociações com o gigante de Cupertino, com o objetivo de integrar seu modelo de IA generativa no recém-anunciado sistema de IA da Apple para os iPhones.
Apple aberta a diferentes fornecedores
De acordo com informações do Wall Street Journal (WSJ) divulgadas pela agência Reuters, as negociações surgem numa altura em que a Apple já admitiu adicionar tecnologia de IA Generativa de outras empresas nos seus dispositivos.
Garante a Reuters que a Apple já reuniu com a Alphabet, a holding que detém a Google, para a utilização das respetivas soluções de IA, bem como com a startup tecnológica Perplexity, que começa a dar cartas no mercado das pesquisas baseadas em IA Generativa. As soluções da Perplexity poderiam ser incorporadas na tecnologia Apple Intelligence, recentemente anunciada.
Também a startup de IA, Anthropic, realizou negociações com a Apple para a integração das suas soluções de IA Generativa na tecnologia Apple Intelligence.
O WSJ indica que as conversações não estão ainda concluídas, não estando garantida a sua concretização.
Citando “fontes familiarizadas com o assunto”, a Reuters indica que as negociações contemplaram também a possibilidade de as empresas de IA Generativa venderem serviços ‘premium’ por meio da Apple Intelligence.