Apple: Utilizadores não parecem impressionados com o iOS 12

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Assim como seria de esperar, com a apresentação dos novos iPhones, a Apple lançou também uma nova versão do seu sistema operativo. O iOS 12 apresentou-se com várias novidades que prometem melhorar ainda mais a performance dos smartphones da gigante de Cupertino.

No entanto, seguindo a tendência dos últimos anos, o iOS 12 apresentou-se até agora como a versão com uma taxa de adesão mais baixa da história do sistema operativo.

Vê ainda: Com o Apple iOS12 nem uma mensagem descansado podes mandar

Existem várias possíveis explicações para este acontecimento, mas a verdade é que o iOS está a apresentar taxas de adesão cada vez mais baixas de ano para ano. No entanto, continua a não ser possível comparar com os valores do Android. Mas, não nos podemos esquecer da grande ramificação de smartphones a correrem o sistema da Google.

Os dados estatísticos foram publicados pela empresa Mixpanel, apresentando um gráfico comparativo de todas as versões, até ao iOS12. A tendência que podemos ver na imagem é bastante óbvia, sendo que apenas a versão 8 conseguiu quebrar a regra.

Parece que o novo iOS 12 da Apple não conseguiu conquistar os utilizadores

Uma das possíveis explicações para esta tendência, e respectiva taxa de atualização para o iOS 12 (20,7%) é o fato de que de ano para ano, existem cada vez mais iPhones ativos. A Apple continua a apresentar números incríveis no que respeita às vendas dos novo lançamentos. Esses números, aliados ao número de modelos mais antigos ainda ativos, faz com que comece a apresentar o "síndrome Android" e veja o tempo de adesão às novas versões do iOS cada vez mais lento.

Em 2013, aquando do lançamento do iOS 7, demorou apenas 10 dias até que 63,4% dos dispositivos realizassem a atualização. Por outro lado, com o iOS 12 essa percentagem baixou drasticamente, para os 20,7%.

Outra possível explicação é o fato de que, muitas das funcionalidades apresentadas pela empresa apenas irão ficar disponíveis na versão 12.1. Por isso, é também possível que muitos utilizadores prefiram aguardar mais um pouco até realizarem a atualização dos seus iPhones.

Independentemente de quais as razões para estes resultados. A verdade é que os utilizadores do iPhone, cada vez demoram mais tempo para realizar as suas atualizações. Os dados revelados são apenas referentes aos primeiros 10 dias. Por isso, resta-nos esperar para ver se durante os primeiros meses o cenário se irá alterar.

Editores 4gnews recomendam:

Apple: Vídeo mostra a diferença de rapidez do iOS12 no iPhone

Apple iOS12.1 traz a tão esperada funcionalidade aos novos iPhones

Carregador sem fios Apple AirPower foi por água abaixo

Via

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.