Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Apple Music supera Spotify e faz relatório mensal da música que ouves

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Passada a típica euforia de fim de ano com o Spotify Wrapped, a grande novidade é da Apple Music Replay. Esta funcionalidade da Apple já fazia o resumo das músicas e álbuns mais ouvidos, todos os anos, no entanto agora vai ser possível fazer um apanhado de todos os meses. Desta forma, conseguirás saber o que escutaste mais nos últimos 30 dias, assim como o número de vezes que escutaste cada música.

A inovação parece ser útil ao ouvinte, mas há um pequeno problema: o novo recurso mensal só está disponível através da web, no site da Apple Music Replay. Recorde-se que esta condição não é propriamente uma novidade, até porque o report anual também só se obtém via web.

Podes saber, todos os meses, que artistas, músicas, álbuns e géneros ouviste mais (e quantas vezes)

Ainda assim, com este upgrade do Apple Music Replay, poderás ter uma noção muito mais concreta do que tens andado a ouvir. Como refere a Digital Trends, não só saberás quais têm sido os teus artistas, músicas e álbuns prediletos, como conseguirás saber quais os géneros que mais ouves, o tempo por cada género, entre outras.

Outro fator importante de ser referido, em relação ao Apple Music Replay, relaciona-se com a possibilidade de, tal como no Spotify, partilhar insights com os teus seguidores. No entanto, nem todos os obtêm! É preciso atingir um número mínimo de minutos ouvidos, para ter direito a esse relatório, tal como refere a Tech Crunch.

Espera-se que o Spotify possa "responder" à nova ideia da Apple Music

Se és um utilizador assíduo do Instagram, certamente reparas que, no fim do ano, o que não falta são publicações acerca dos Spotify Wrapped, que indicam o que mais ouviste durante o ano. Será que, com esta nova funcionalidade, a Apple Music vai conseguir voltar as atenções para si e marcar pontos em relação ao Spotify?

Só o futuro o dirá, isso é certo, no entanto, não seria de estranhar que, num futuro próximo, para não ficar atrás da Apple, o Spotify fizesse a mesma coisa. Enquanto se espera uma eventual "reação" do Spotify, podes ir monitorizando o teu mês, musicalmente, a partir do site da Apple Music.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.